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Português e línguas bantu na educação angolana
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Palavras-chave

Angola
Educação bilíngue
Língua portuguesa
Línguas bantu.

Como Citar

SEVERO, Cristine G.; SASSUCO, Daniel Peres; BERNARDO, Ezequiel Pedro José. Português e línguas bantu na educação angolana : da diversidade como “problema”. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 43, p. 290–307, 2019. DOI: 10.20396/lil.v0i43.8658374. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658374. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda as políticas, discursos e práticas envolvendo a língua portuguesa em Angola em relação com as línguas angolanas de origem bantu. O texto apresenta tanto discursos oficiais, da esfera educacional, como concepções oriundas de sujeitos locais, em que a língua portuguesa opera de forma hibridizada – constituindo o português angolano – ou paralelamente às línguas bantu. Enfocamos o contexto rural angolano, atentando para a importância de uma política bilíngue e translíngue, em respeito à diversidade linguística. Por fim, o artigo advoga que a diversidade linguística não deve ser vista como problema, mas como um trunfo cultural e político a ser legitimado.

https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658374
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