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Inovação X conservadorismo
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Palavras-chave

Análise de discurso
Educação
Ensino de língua portuguesa.

Como Citar

JESUS, Fabiane; MANZANO, Luciana Carmona Garcia. Inovação X conservadorismo: uma análise discursiva de práticas de ensino de língua portuguesa em escola inovadora. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 43, p. 9–32, 2019. DOI: 10.20396/lil.v0i43.8658321. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658321. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Investigamos o processo de significação da palavra “inovação” e os efeitos produzidos em práticas de leitura/escrita trabalhadas em uma escola de educação infantil e ensino fundamental de alto padrão, reconhecida pelo MEC como escola inovadora. Articulamos as noções de interdiscurso, pré-construído e silenciamento, do ponto de vista teóricoepistemológico da Análise de Discurso desenvolvida no Brasil por Eni Orlandi a partir de trabalhos de Pêcheux e outros pesquisadores. Nosso corpusfoi obtido a partir da experiência docente de uma das autoras deste artigo na referida escola. Os resultados das análises mostram que, no discurso pedagógico que movimenta práticas e teorias naquele espaço escolar, os efeitos produzidos determinam um tipo de relação com o conhecimento que passa longe do modo de constituição do sujeito da escrita.

https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658321
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