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O programa leitorado do governo brasileiro
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Palavras-chave

Programa leitorado
Ensino de português como língua adicional
Políticas linguísticas.

Como Citar

CARNEIRO, Alan Silvio Ribeiro. O programa leitorado do governo brasileiro : ideologias linguísticas e práticas de ensino em um contexto situado. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 43, p. 259–289, 2019. DOI: 10.20396/lil.v0i43.8658373. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658373. Acesso em: 27 jul. 2024.

Resumo

O Programa Leitorado do governo brasileiro seleciona professores para atuar em instituições estrangeiras de ensino superior ensinando a língua portuguesa e promovendo a cultura brasileira. O primeiro objetivo deste artigo é delinear a configuração política e institucional recente do Programa Leitorado a partir de um determinado modelo hegemônico de nação e o seu papel na construção de expectativas em torno da atuação do leitor. O segundo objetivo é relatar minha experiência como leitor na África do Sul entre 2015 e 2017, apontando tensões em torno desse modelo nas práticas de ensino em um contexto específico de atuação. Ao final, discuto como essa experiência indica a necessidade de o leitor buscar caminhos alternativos para a construção de práticas de ensino que possam ser mais sensíveis às experiências de mobilidade e transnacionalidade vivenciadas pelos estudantes em diferentes contextos.

https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658373
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