Banner Portal
Dossiê: Políticas linguísticas para o português como língua adicional
PDF

Palavras-chave

Globalização
Tensões
Políticas linguísticas

Como Citar

DINIZ, Leandro Rodrigues Alves; BIZON, Ana Cecília Cossi. Dossiê: Políticas linguísticas para o português como língua adicional : globalização, ideologias e tensões. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 43, p. 150–154, 2019. DOI: 10.20396/lil.v0i43.8658387. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658387. Acesso em: 18 maio. 2024.

Resumo

Intitulado “Políticas linguísticas para o Português como Língua Adicional: globalização, ideologias e tensões”, o presente dossiê da Revista Línguas e Instrumentos Linguísticos se detém em alguns cenários atravessados pelos (des)caminhos da globalização, a qual (re)produz tensões entre as línguas e seus falantes. Para tanto, a partir de diferentes perspectivas teóricas, este conjunto de textos procura visibilizar, especificamente, aspectos do funcionamento sócio-histórico dessas políticas − menos ou mais explícitas −, lançando luz sobre processos ideológicos que as sustentam e, ao mesmo tempo, abrindo possibilidades de rupturas e deslocamentos.

https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658387
PDF

Referências

BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A. Uma proposta poscolonial para a produção de materiais didáticos de português como língua adicional. Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 155-191, 30 jun. 2019.

GONÇALVES, J. S. S. Direitos linguísticos e políticas linguísticas no Brasil . Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 192-216, 30 jun. 2019.

MORELLO, R. Multilinguismo e ensino nas fronteiras. Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 217-236, 30 jun. 2019.

SCOLA, V. I. R. Tensões ideológicas nos materiais didáticos de português na Argentina . Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 237-258, 30 jun. 2019.

CARNEIRO, A. S. R. O programa leitorado do governo brasileiro . Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 259-289, 30 jun. 2019.

SEVERO, C. G.; SASSUCO, D. P.; BERNARDO, E. P. J. Português e línguas bantu na educação angolana . Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 290-307, 30 jun. 2019.

A revista Línguas e Instrumentos Linguísticos utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.