Resumo
Intitulado “Políticas linguísticas para o Português como Língua Adicional: globalização, ideologias e tensões”, o presente dossiê da Revista Línguas e Instrumentos Linguísticos se detém em alguns cenários atravessados pelos (des)caminhos da globalização, a qual (re)produz tensões entre as línguas e seus falantes. Para tanto, a partir de diferentes perspectivas teóricas, este conjunto de textos procura visibilizar, especificamente, aspectos do funcionamento sócio-histórico dessas políticas − menos ou mais explícitas −, lançando luz sobre processos ideológicos que as sustentam e, ao mesmo tempo, abrindo possibilidades de rupturas e deslocamentos.
Referências
BIZON, A. C. C.; DINIZ, L. R. A. Uma proposta poscolonial para a produção de materiais didáticos de português como língua adicional. Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 155-191, 30 jun. 2019.
GONÇALVES, J. S. S. Direitos linguísticos e políticas linguísticas no Brasil . Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 192-216, 30 jun. 2019.
MORELLO, R. Multilinguismo e ensino nas fronteiras. Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 217-236, 30 jun. 2019.
SCOLA, V. I. R. Tensões ideológicas nos materiais didáticos de português na Argentina . Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 237-258, 30 jun. 2019.
CARNEIRO, A. S. R. O programa leitorado do governo brasileiro . Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 259-289, 30 jun. 2019.
SEVERO, C. G.; SASSUCO, D. P.; BERNARDO, E. P. J. Português e línguas bantu na educação angolana . Línguas e Instrumentos Línguísticos, n. 43, p. 290-307, 30 jun. 2019.