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Direitos linguísticos e políticas linguísticas no Brasil
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Palavras-chave

Direitos linguísticos e políticas linguísticas
Português como língua adicional
Universidade pública.

Como Citar

GONÇALVES, Jael Sânera Sigales. Direitos linguísticos e políticas linguísticas no Brasil : uma análise de processos seletivos para acesso à universidade pública por migrantes forçados. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, n. 43, p. 192–216, 2019. DOI: 10.20396/lil.v0i43.8658348. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8658348. Acesso em: 6 jul. 2024.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar reflexões sobre o modo como o português tem sido abordado em processos seletivos específicos para migrantes forçados em instituições federais de educação superior brasileiras. Trata-se de recorte de pesquisa mais ampla em que se investigaram os direitos linguísticos desses sujeitos no acesso ao direito social à educação no Brasil. Para este trabalho, trazemos a análise de documentos institucionais – editais, despachos e resoluções – de processos seletivos de duas universidades federais para ingresso no primeiro semestre de 2018: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As análises realizadas indicam que a tensão entre o reconhecimento e o apagamento de direitos linguísticos dos migrantes forçados é constitutiva das políticas linguísticas adotadas pelas instituições universitárias para o acesso e a permanência desses sujeitos no sistema educacional superior público.

https://doi.org/10.20396/lil.v0i43.8658348
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