Banner Portal
Dobras interdiscursivas e efeitos imaginários
ERRATA
PDF

Palavras-chave

Interdiscursivas
Subjetividade

Como Citar

AGUSTINI, Carmen. Dobras interdiscursivas e efeitos imaginários: a ilusão da subjetividade. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 2, n. 3, p. 47–76, 1999. DOI: 10.20396/lil.v3i3.8663526. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8663526. Acesso em: 28 maio. 2024.

Resumo

Neste artigo, analisamos o funcionamento das dobras interdiscursivas na construção enunciativa dos sentidos, sob a perspectiva teórica da Semântica Histórica da Enunciação, em relação aos efeitos imaginários que elas empenham no dizer. Buscamos mostrar que esses efeitos imaginários colaboram para o estabelecimento da ilusão de subjetividade. A ilusão de subjetividade é um componente inalienável do funcionamento do discurso e da construção do sujeito e dos sentidos encontra na subjetividade uma condição necessária para o estabelecimento de um sujeito coerente, com certa permanência (duração), certa especificidade e certo domínio, o que garante ao dizer a consistência necessária para que o sujeito signifique e produza sentidos.

https://doi.org/10.20396/lil.v3i3.8663526
ERRATA
PDF

Referências

Pecheux (1975ˆ:1963) Nos antecipa essa relação quando explica o funcionamento da forma sujeito como um processo natural e socio-historico pelo qual se constitui-reproduz o efeito-sujeito como interior sem exterior, e isso pela determinação do real (exterior), e especificamento do interdiscurso como real(exterior).

Zoppi-Fontana (1997) Esta se valendo do termo metáfora como processo socio-historico que serve como fundamento da apresentação (donation) de objetos para sujeitos, e não como uma simples forma de falar que virus secundariamente a se desenvolver com base no sentido primeiro, não-metaforico, para o qual o objeto seria um dado natural, literalmente pré-social e pré-historico. (Pècheux,1975:132).

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 1999 Línguas e Instrumentos Línguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.