Por uma leitura que não se finda

dicionários em análise, palavra, língua, discurso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/lil.v24i48.8665199

Palavras-chave:

Discurso, Língua, Dicionários

Resumo

A partir da obra Dicionários em análise: palavra, língua, discurso, organizada por Verli Petri, Kelly Guasso, Thaís Costa e sob a forma da presente resenha. No entrelaçamento da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas, os autores abordam, de modo geral, como o dicionário, compreendido como objeto discursivo, permite a produção de sentidos, historicizando o dizer e significando no discurso. A obra é resultado de discussões promovidas pelo Grupo de Estudos Pallind (Palavra Língua e Discurso), do Laboratório Corpus/PPGL/UFSM. Dividida em três partes, revela a magnitude do Grupo de Estudos Pallind no fomento às discussões sobre o dicionário, no avanço para as ciências da linguagem e na valorização do olhar perscrutador do jovem pesquisador em relação à perícia daqueles que há mais tempo se dedicam ao estudo da palavra, da língua e do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilda Aparecida Lachovski, Secretaria Estadual de Educação do Paraná

Doutora em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria. Professora na Rede Estadual de Educação, Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED/PR).

Maria Cláudia Teixeira, Universidade Estadual do Centro-Oeste

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora colaboradora lotada no Departamento de Letras da Universidade Estadual do Centro-Oeste.

Referências

PETRI, Verli; GUASSO, Kelly; COSTA, Thaís; FREITAS, Francine de. (Orgs.). Dicionários em análise: palavra, língua, discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

LACHOVSKI, M. A.; TEIXEIRA, M. C. Por uma leitura que não se finda : dicionários em análise, palavra, língua, discurso. Línguas e Instrumentos Línguísticos, Campinas, SP, v. 24, n. 48, p. 315–323, 2021. DOI: 10.20396/lil.v24i48.8665199. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8665199. Acesso em: 7 ago. 2022.

Edição

Seção

Resenha