Resumo
A partir da obra Dicionários em análise: palavra, língua, discurso, organizada por Verli Petri, Kelly Guasso, Thaís Costa e sob a forma da presente resenha. No entrelaçamento da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas, os autores abordam, de modo geral, como o dicionário, compreendido como objeto discursivo, permite a produção de sentidos, historicizando o dizer e significando no discurso. A obra é resultado de discussões promovidas pelo Grupo de Estudos Pallind (Palavra Língua e Discurso), do Laboratório Corpus/PPGL/UFSM. Dividida em três partes, revela a magnitude do Grupo de Estudos Pallind no fomento às discussões sobre o dicionário, no avanço para as ciências da linguagem e na valorização do olhar perscrutador do jovem pesquisador em relação à perícia daqueles que há mais tempo se dedicam ao estudo da palavra, da língua e do discurso.
Referências
PETRI, Verli; GUASSO, Kelly; COSTA, Thaís; FREITAS, Francine de. (Orgs.). Dicionários em análise: palavra, língua, discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2020.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Línguas e Instrumentos Linguísticos