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Catequização e alfabetização em um projeto de educação indígena no Brasil
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Palavras-chave

Catequização
Alfabetização
Cartilha
Gramatização
Tukano

Como Citar

ROCHA, Helton Menezio Urtado. Catequização e alfabetização em um projeto de educação indígena no Brasil. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, n. 51, p. 43–63, 2023. DOI: 10.20396/lil.v26i51.8672740. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8672740. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

No Amazonas, as escolas das missões salesianas trabalharam com indígenas de diversas etnias. Nessas missões, Antônio Giacone produziu dicionários e gramáticas do Tukano, Maku e Tariano. Inscritos na História das Ideias Linguísticas, tomamos, do mesmo autor, a “Cartilha para as escolas das missões indígenas salesianas do Rio Uaupés — Rio Negro — Amazonas”, de 1944. Considerando os pressupostos da Semântica do Acontecimento e da Análise de Discurso materialista, analisamos o processo de catequização e alfabetização, em português, de crianças indígenas falantes do Tukano. A cartilha de Giacone se constitui na relação Igreja-Estado, implementando o catolicismo e desenvolvendo uma política interna de expansão linguística que reforça a fronteira do Brasil e submete os indígenas a grupos oligárquicos locais. Ela toma a criança indígena como não civilizada, inscrevendo-a numa ordem simbólica determinada por relações sociais e de trabalho capitalistas.

https://doi.org/10.20396/lil.v26i51.8672740
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