Banner Portal
Eu, Tu, Ele
PDF

Palavras-chave

Análise de discurso
Narratividade
Sujeito

Como Citar

LOPES, Tiago Alves da Silva. Eu, Tu, Ele: o entremeio no/do sujeito. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, n. 52, p. 161–174, 2023. DOI: 10.20396/lil.v26i52.8674610. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8674610. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O livro Eu, Tu, Ele de Eni Orlandi apresenta teorizações fundamentadas na Análise de Discurso a partir de uma série de temáticas atuais e históricas, constitutivas da nossa formação social. A autora expõe análises, guiadas por um fio condutor centrado na alteridade, sobre a construção das relações sociais/históricas através da narratividade, vista e elaborada discursivamente. Orlandi discute processos discursivos no entremeio entre sujeito-corpo-espaço para analisar a produção de sentidos no espaço urbano. A autora também aborda o funcionamento da linguagem na (re)constituição de identidades e na configuração de estereótipos e preconceitos sobre grupos sociais marginalizados. O livro apresenta reflexões profundas sobre a relação entre linguagem, sentido e mundo, destacando a importância da teoria para compreender as relações sociais e os processos de interpretação na sociedade. O livro, mesmo em sua ampla abertura temática e analítica, mantém um fio condutor consistente, trazendo análises com rigor teórico e crítico, além de dissertar sobre o estado atual da teoria e a prática analítica.

https://doi.org/10.20396/lil.v26i52.8674610
PDF

Referências

ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.

MARX, K. O Capital - Livro 1 (Coleção Marx e Engels). 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013. Edição do Kindle.

ORLANDI, E. P. Eu, Tu, Ele – Discurso e real da história. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2017.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 7. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Línguas e Instrumentos Línguísticos

Downloads

Não há dados estatísticos.