Resumo
O livro Eu, Tu, Ele de Eni Orlandi apresenta teorizações fundamentadas na Análise de Discurso a partir de uma série de temáticas atuais e históricas, constitutivas da nossa formação social. A autora expõe análises, guiadas por um fio condutor centrado na alteridade, sobre a construção das relações sociais/históricas através da narratividade, vista e elaborada discursivamente. Orlandi discute processos discursivos no entremeio entre sujeito-corpo-espaço para analisar a produção de sentidos no espaço urbano. A autora também aborda o funcionamento da linguagem na (re)constituição de identidades e na configuração de estereótipos e preconceitos sobre grupos sociais marginalizados. O livro apresenta reflexões profundas sobre a relação entre linguagem, sentido e mundo, destacando a importância da teoria para compreender as relações sociais e os processos de interpretação na sociedade. O livro, mesmo em sua ampla abertura temática e analítica, mantém um fio condutor consistente, trazendo análises com rigor teórico e crítico, além de dissertar sobre o estado atual da teoria e a prática analítica.
Referências
ALTHUSSER, L. Aparelhos Ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1985.
MARX, K. O Capital - Livro 1 (Coleção Marx e Engels). 1. ed. São Paulo: Boitempo Editorial, 2013. Edição do Kindle.
ORLANDI, E. P. Eu, Tu, Ele – Discurso e real da história. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2017.
PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Trad. Eni P. Orlandi. 7. ed. Campinas: Pontes Editores, 2015.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2014.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Línguas e Instrumentos Línguísticos