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"Eu não conseguia vislumbrar esse planejamento que agora eu consegui colocar em ação"
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Palavras-chave

Encontros de mentoria
Desenvolvimento profissional docente
Interacionismo sociodiscursivo
Ensino de língua portuguesa

Como Citar

LOCATELLI, Gabriela Andreolla; CARNIN, Anderson. "Eu não conseguia vislumbrar esse planejamento que agora eu consegui colocar em ação": conflitos e reestruturações linguageiros vividos por uma professora em formação continuada. Línguas e Instrumentos Linguísticos, Campinas, SP, v. 26, n. 52, p. 120–139, 2023. DOI: 10.20396/lil.v26i52.8674751. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/lil/article/view/8674751. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo teve por objetivo compreender como uma professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental significou a experiência vivida na elaboração do planejamento e no desenvolvimento de propostas de ensino de língua materna, durante a pandemia de Covid-19, em encontro de mentoria vivenciado em uma proposta de formação continuada em serviço. Para tanto, a partir do arcabouço teórico-metodológico do Interacionismo Sociodiscursivo, foram analisadas verbalizações da docente provenientes de um encontro de mentoria proposto pelo grupo XXX em parceria com a rede municipal de educação de um município da região metropolitana do estado do Rio Grande do Sul. Os resultados sugerem que a professora tomou consciência sobre aspectos relacionados ao seu agir e ressignificou práticas de ensino, o que revela pistas de desenvolvimento profissional docente, especialmente na dimensão didática de seu agir.

https://doi.org/10.20396/lil.v26i52.8674751
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