Foco e Escopo

A revista Pitágoras 500: Revista de Estudos Teatrais é uma publicação semestral vinculada ao Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp. Seu foco consiste em publicar artigos sobre Teatro. Seus eixos de interesse abarcam todo o tipo de pesquisa relacionada ao conhecimento teatral, desde os aspectos voltados para os processos de criação do espetáculo cênico, tais como o trabalho do ator, experimentações de linguagens variadas, instrumentação de palco; até contribuições acerca da história do teatro, da teoria do drama, do estudo vertical de dramaturgia, entre outros. A Pitágoras 500 almeja alcançar, portanto, todo tipo de reflexão acerca do fazer teatral.

Processo de Avaliação pelos Pares

Serão considerados, na avaliação, a formação acadêmica dos autores, a adequação da linguagem, a qualidade crítica do argumento e o ajuste à linha editorial da revista. Artigos de mestrandos serão aceitos somente se em coautoria com o orientador.

A avaliação das propostas ocorre por meio da emissão de pareceres realizada pelos conselheiros editoriais do periódico. Cada artigo será avaliado por pelo menos dois pareceristas. O tempo previsto para avaliação e emissão de parecer final é de sessenta dias, a contar da data de recebimento da proposta.

Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores (método de “duplo cego”), cujas áreas de competência e formação acadêmica estejam relacionadas com o tema do texto. Havendo discordância entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador.

Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas.

Há três opções:

  1. Aceitação do artigo tal como enviado;

  2. Aceitação do artigo após as revisões sugeridas pelos pareceristas e;

  3. Recusa.

Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

Como dito acima, a Pitágoras 500 trabalha com a "avaliação cega", em que os avaliadores não identificam os autores das contribuições e vice-versa.

Periodicidade

A periodicidade da revista Pitágora 500 é semestral.

Estrato Qualis-CAPES (2013-2016) / Qualis Evaluation


Taxas para submissão e publicação de textos / Fees for submission and publication of texts

A publicação Pitágoras 500: Revista de Estudos Teatrais [e-ISSN 2237-387X] não cobra nenhuma taxa por textos publicados e tampouco pelos submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download. A publicação é totalmente gratuita.

Declaração de Ética na Pesquisa e Boas Práticas / Statement of Ethics in Research and Best Practices

Pitágoras 500: Revista de Estudos Teatrais (Instituto de Artes/UNICAMP), e-ISSN  2237-387X, dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é uma responsabilidade crucial do editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito na Pitágoras 500. Os autores que enviam artigos para a revista declaram que seu conteúdo é original e garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico. Em cada número.

Fonte: Declaração baseada na revista Educação (UFSM)

Integridade e Prevenção de Plágio / Integrity and Prevention of Plagiarism

Como parte das ações de valorização da integridade acadêmica e prevenção do plágio nas das publicações credenciadas no Portal, a revista Pitágoras 500: Revista de Estudos Teatrais, adota o serviço de identificação de similaridade de textos utilizando como base, a plataforma Turnitin implantada na Universidade desde novembro de 2016. 

Histórico do periódico

Editores:
Larissa de Oliveira Neves - entre 2011 e 2014 - entre 2017 - atual

Elen de Medeiros - entre 2011 e 2014
Mario Santana - entre 2013 e 2017
Rodrigo Spina - entre 2015 e 2017
Claudia Monique Silva Ferreira - 1° semestre de 2018
Beatriz Nauali Do Nascimento Alves - 2° semestre de 2018 - atual
Geovana Mangiavacchi de Carvalho - atual

Editor executivo:
Rafael Ary - entre 2014 - 2018

Diagramação:
Capa - Ivan Medeiros - entre 2011 e 2013

Revisor:
Isabela Scarassati Vicentin - primeiro semestre 2018 

Capa e interior:
Ianick Takaes de Oliveira - entre 2013 e 2015

Crédito da foto de capa da edição vol.8 n.1 Juliana Eiras Espetáculo Trova Cega, dirigido por Mario Santana

Laís Blanco - entre 2016 e 2017

Mariana Gomes de Paula Costa e Vagner Barrichelo
Seção de Programação Visual e Comunicação - Instituto de Artes - UNICAMP - 2018 - atual

Capa da edição atual: 
Performance EXHALE (2017), fotografia de Emanoel Duarte

Revisão:
Thaís M. Parelli - entre 2015 e 2017
Eduarda Berteli - 2017

Catalogação na Publicação elaborada por: Gildenir Carolino Santos - CRB-8ª/5447

Declaração de Acesso Aberto

A Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto. A revista é totalmente adepta da filosofia de acesso aberto desde a sua criação em 2011.