Banner Portal

Pitágoras 500

Edição Atual

v. 14 (2024)
Publicado em dezembro 20, 2024

Escopo: A revista Pitágoras 500 é uma publicação anual vinculada ao Departamento de Artes Cênicas, da Unicamp. Seu foco consiste em publicar artigos sobre Teatro . Seus eixos de interesse abarcam todo o tipo de pesquisa relacionada ao conhecimento teatral, desde os aspectos voltados para os processos de criação do espetáculo cênico, tais como o trabalho do ator, experimentações de linguagens variadas, instrumentação de palco; até contribuições acerca da história do teatro, da teoria do drama, do estudo vertical de dramaturgia, entre outros. A Pitágoras 500 almeja alcançar, portanto, todo tipo de reflexão acerca do fazer teatral.
Qualis: A4
Área do conhecimento: Linguística, Letras e Artes
Ano de fundação: 2011
E-ISSN: 2237-387X
Título abreviado: Pitágoras 500
E-mail: pitagoras500@iar.unicamp.br
Unidade: IA
Editora: Larissa Neves
Prefixo DOI: 10.20396
Licença Creative Commons

Apresentação

Maria Alice Possani, Larissa de Oliveira Neves
e024001
Apresentação
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8677855

Especial

Érico José Souza de Oliveira
e024002
Os invisíveis corpos negros das artes cênicas decoloniais: entre pesquisas, práticas culturais e currículos
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8677808
Vanja Poty Sandes Gomes Menezes
e024003
Questões acerca do ensino da performance nas universidades brasileiras e possibilidades de hackeamento para o reconhecimento da área
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8678137
Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
e024004
Políticas públicas e ações afirmativas em Artes Cênicas: aspectos relevantes para se (re)pensar as relações entre escola, universidade e comunidade
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8678138
Jorge Dubatti
e024005
Formar o ator como espectador
PDF (Español (España))
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8678313

Pedagogias Teatrais Contemporâneas

Ana Paula da Silva Santos, Victor Hugo Neves de Oliveira
e024007
"Vamos precisar de todo mundo": reflexões sobre ensino de teatro e saberes afrodiaspóricos na escola
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8675930
Osvaldo Anzolin
e024008
Recursos visuais e o ensino de teatro
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8677045
Marcelo Gianini
e024009
Experimentos em Teatro Político na Escola Popular de Teatro Político de Alagoas
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8676763
Murilo Moraes Gaulês, Vicente Concílio, Walidah Imarisha
e024010
Ficções visionárias: intersecções criativas entre ficção científica, teatro e mudança social
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8676507
Patricia Avila Ragazzon
e024011
Tempo de cuidado e escuta: políticas de afeto, acessibilidade e neurodiversidade
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8676868
Mariane Laurentino, Robson Rosseto
e024012
Narrativas corpóreas: o Estímulo Composto como mediador teatral junto a grupos de estudantes cegos e com baixa visão
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8676777
Tiago Cruvinel
e024013
Teatro para o ensino médio a partir dos Estudos Queer: análise do espetáculo Solilóquio (2023) de Tiziano Cruz
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8676244
Altemar Gomes Di Monteiro
e024014
O jogo negro no mundo: uma proposta pedagógica de improvisação na diáspora
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8677065
Thiago Prado Neris, Sayonara Sousa Pereira
e024015
Dimensões artístico-pedagógicas da Odisseia com diferentes gerações
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8677079
Igor Passos Pires, Bárbara Natália Honorato, Pedro Ergnaldo Gontijo
e024016
De uma ausência que afirma uma presença : o pacto narcísico da branquitude no campo da Pedagogia do Teatro
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8677081
Lúcia Helena Martins, Kelle Soares Bastos
e024017
Educação antirracista no ensino não formal: pedagogias teatrais que se cruzam rumo à discussão sobre racismo
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8676793
Carlos Alberto Doles Júnior, Hugo Alvez Cruz
e024018
O espaço vivo como potência criativa no projeto teatral Barro: contributos de uma antiga Cerâmica em um processo ancorado em práticas artísticas participativas e comunitárias
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8676650
Daniela Moreno de Camargo, Gabriela Córdova Christófaro
e024019
Teatro e ocupações de espaços escolares: uma proposta de ensino e aprendizagem no Ensino Médio
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8677082
Diego de Medeiros Pereira
e024020
As crianças como criadoras de cultura: contribuições da sociologia da infância para a pedagogia do teatro
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8677080
Marcelo Rocco Gasperi, Millena Alves Tobias
e024021
A experiência da autoficção como possibilidade metodológica para o ensino de artes
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8676881
Ísis Arrais Padilha, Sayonara Souza Pereira
e024022
O ritmo e a musicalidade na poética do ator
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8676775
Luiz Eduardo Rodrigues Gasperin
e024023
Teatro e adolescência: perspectivas de uma sala de aula de Educação Básica no interior de Minas Gerais
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8677035

Editorial

Juliano Casimiro de Camargo Sampaio
e024006
Editorial
PDF
DOI: https://doi.org/10.20396/pita.v14i00.8678610
Ver Todas as Edições