Banner Portal
Corpos singulares para uma cena plural
PDF

Palavras-chave

Deficiência
Pesquisa
Artes cênicas

Como Citar

OLIVEIRA, Mônica Ferreira Gaspar de; CURI, Alice Stefânia; SILVA, Lidia Olinto do Vale. Corpos singulares para uma cena plural : levantamento de pesquisas acadêmicas e artigos recentes que discutem artes cênicas e deficiência no Brasil e no exterior . Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e023011, 2023. DOI: 10.20396/pita.v13i00.8672971. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8672971. Acesso em: 25 jun. 2024.

Resumo

O artigo apresenta breves considerações historiográficas sobre a pessoa com deficiência na história e na artes da cena, além do resultado de busca realizada, prioritariamente, no banco de dados da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, sobre pesquisas de artes cênicas e deficiência no Brasil entre 2015-2022 e no exterior entre 2015-2020, trazendo pequena síntese de alguns desses trabalhos.

 

https://doi.org/10.20396/pita.v13i00.8672971
PDF

Referências

ALBARRAN, Patrícia Osadon; SILVA, Daniele Nunes Henrique; CRUZ, Eva Aparecida Pereira Seabra da. A dança e as pessoas com deficiência visual: uma análise de vinte anos de produção acadêmica brasileira. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, SC, v. 52, p. 1–

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/article/view/2178-4582.2018.e49282 Acesso em: 13 mar. 2023.

ALVES, J. F. Acessibilidade e Teatro: a presença das pessoas com deficiência visual como provocação. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 34, p. 161-171,2019- Disponivel em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101342019161. Acesso em: 13 mar 2023.

ALVES, Marina. Dança Sensorial : metodologias de ensino e aprendizagem e sua aplicação em um processo de criação em dança para pessoa com deficiência visual/UFPA/TESE — 2022. Disponivel em: https://sigaa.ufpa.br/sigaa/public/programa/noticias_desc.jsf?lc=pt_BR&id=289&noticia=9953006 – Acesso em 13 mar 2023.

BARTHOLO, R.; TUNES, Elizabeth, Nos limites da ação: preconceito, inclusão e deficiência- EdUFSCar, 2010, SP.

BERSELLI, M.; ISAACSSON, M. (Des) habilidades em cena: revisão e contextualização da produção acadêmica a respeito da participação da pessoa com deficiência nas artes cênicas. Urdimento - Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 27, p. 364-380- 2016 – Disponivel em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/8435 - Acesso 13 mar 2023.

BERSELLI, Marcia. Abordagens à cena inclusiva: princípios norteadores para uma prática cênica acessível. 2019. 298 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, 2019. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197213#:~:text=Toma%2Dse%20como%20pressuposto%20%C3%A0,aos%20saberes%20artesanais%3B%20bem%20como. Acesso em 13 mar 2023.

CRENSHAW, K. Documento sobre a Interseccionalidade na Discriminação de Raça e Gênero. 2012. p.7-16. Disponível em: https://static.tumblr.com/7symefv/V6vmj45f5/kimberle-crenshaw.pdf - Acesso em: 07 mar 2023.

DEVLIEGER, Patrick; COSTER, Jori de. On footwear and disability: a dance of animacy? Societies, v. 7, n. 16, jun. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317716296_On_Footwear_and_Disability_A_Dance_of_Animacy - Acesso em 13 mar 2023.

DINIZ, Débora. Deficiência, saúde pública e justiça social. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, 15(3): 823-841, setembro-dezembro/2007. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view/S0104-026X2007000300020/1487 - Acesso em 13 mar 2023.

DINIZ, Débora. O que é Deficiência? São Paulo: Brasiliense, 2007.

DO CARMO, C. E. O.; DE CASTRO, F. C. D. Desconstrução da bipedia compulsória na Dança. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 059-084, 2020. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17998. Acesso em: 13 mar. 2023.

GENOVA, Angela. Barriers to inclusive education in Greece, Spain and Lithuania: results from emancipatory disability research. Disability & Society, v. 30, n. 7, 2015. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/09687599.2015.1075867?scroll=top&needAccess=true&journalCode=cdso20+gen&. Acesso em: 13 mar 2023.

OLIVEIRA, Eduardo de Andrade. Plano bonecos: modos de fazer, modos de brincar e modos de pensar: metodologia participativa dentro de um grupo com diversidade intelectual. 2018. 244 f. Tese (Doutorado em Design) – Pontifícia Universidade do Rio de Janeiro (PUC-RJ), Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=52671@1 . Acesso em 13 mar 2023.

RESENDE, Lucas Sacramento & REIS, Maria da Glória M. dos. Teatro surdo brasileiro: considerações sobre a elaboração da dramaturgia sinalizada em libras, Revista Espaço, JUL-DEZ-2020 – Disponivel em: https://seer.ines.gov.br/index.php/revista-espaco/article/view/1627/1601 - Acesso em 13 mar 2023.

RESENDE, L. S. Tradução teatral: produzindo em Libras no teatro surdo. 2019. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) — Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal.

SANTOS, Renata Ferreira dos, 1990-TESE - Dança e sua influência no processo de desenvolvimento da resiliência e superação em pessoas com e sem deficiência -Disponivel em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNICAMP-30_dd43622e90163101dbcbe9723fed9ad3 - Acesso em 13 mar 2023.

SHAH, S., & GREER, S. (2018). Polio monologues: Translating ethnographic text into verbatim theatre. Qualitative Research, 18(1), 53–69. - Disponivel em: https://www.researchgate.net/publication/313861925_Polio_Monologues_Translating_ethnographic_text_into_verbatim_theatre - Acesso em 13 mar 2023.

SILVA, E. de C., & Orlando, R. M. (2019). A interface dança e autismo: o que nos revela a produção científica. Revista Educação Especial, 32, e61/ 1–18. - Disponivel em https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/33121#:~:text=De%20forma%20geral%20os%20estudos,afetiva%20e%20de%20reabilita%C3%A7%C3%A3o%20motora – Acesso em 13 mar 2023.

SILVA, Otto Marques da. A Epopéia Ignorada : A pessoa Deficiente na História do Mundo de Ontem e de Hoje. São Paulo : CEDAS, 1986.

TONEZZI, José. A cena contaminada: um teatro das disfunções. São Paulo: Perspectiva, 2011.

TONEZZI, José. Cena e Contágio: o caso da companhia de arte intrusa. Revista Percevejo, v3, n.2, 2011 – Disponível em: http://seer.unirio.br/index.php/opercevejoonline/article/view/1922 - Acesso 27.03.2023.

YAMAGUTI, Emerson Takumi. Os mares revoltos de luta, resistência e beleza: a arte na transformação do silêncio em linguagem e ação dos corpos gays com deficiência – Dissertação – UFSCAR – 2022 - https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/16382 - Acesso em 07 mar 2022.

Periódicos:

Ephemera, Revista do programa de pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto/MG - v. 3 n. 5 (2020): ago. 2020 - Dossiê Corpos e Deficiência em Cena. – Disponivel em: https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/4426 - Acesso em 13 mar 2023.

Research in Drama Education: The Journal of Applied Theatre and Performance, Volume 22, Issue 3 (2017) – Disponivel em https://www.tandfonline.com/toc/crde20/22/3?nav=tocList – Acesso em 13 mar 2023.

Revista Científica/FAP -UNESPAR - v. 27 n. 2 (2022): Dossiê Arte e acessibilidades: conceitos e práticas em aproximação - Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/index - Acesso em 13 mar 2023.

Revista Pitágoras 500, dossiê Teatro e Deficiência – nov-2018 - Disponivel em https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/issue/view/1568- Acesso em 13 03 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Mônica Ferreira Gaspar de Oliveira, Alice Stefânia, Lidia Olinto

Downloads

Não há dados estatísticos.