Chamada para Artigos


A PITÁGORAS 500 - Revista de Estudos Teatrais, vinculada ao Departamento de Artes Cênicas da Unicamp, divulga chamada de artigos para o Dossiê Temático Teatro Negro: Resistência e Representatividade, para publicação do 1o semestre de 2020.

A importância da cultura negra na formação da identidade brasileira não se reflete na quantidade de registros dessa história e de pesquisas que tenham protagonismo negro.

Embora possamos dizer que essa temática vem ganhando espaço nas discussões e práticas que envolvem as Artes da Cena dentro e fora da Universidade, ainda são muitos os desafios que cercam esse campo de pesquisa.

Pressionamentos advindos sobretudo dos movimentos raciais, propõem questionamentos sobre temas como representação e representatividade que convidam a profundas mudanças de paradigmas com relação às artes de maneira geral, e ao teatro de maneira específica.

Convidamos autores que abordem tanto questões históricas relativas à produção negra nas artes cênicas quanto temáticas ligadas às produções e processos contemporâneos.

A revista estará aceitando a submissão de artigos até o dia 03 de abril de 2020.

Recebemos também resenhas de publicações e artigos que abordem outros temas relacionados ao Teatro e que poderão ser publicados em outras seções da revista, desde que aprovados pelos pareceristas.

Os artigos podem ser enviados em português ou espanhol.

Link para submissão:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/announcement/view/259