Banner Portal
Chamada aberta: Dossiê Pedagogias Teatrais Contemporâneas: dissidências e contra-normatividades.

Chamada aberta Pitágoras 500 - Revista de Estudos Teatrais do Departamento de Artes Cênicas/Unicamp:

Dossiê Pedagogias Teatrais Contemporâneas: dissidências e contra-normatividades.

Diante dos desafios políticos, sociais, econômicos e artísticos contemporâneos que impactam os processos de ensino e aprendizagem em teatro e das necessárias revisitações epistemológicas que atravessam esses contextos, este dossiê acolherá artigos que versem sobre pesquisas ligadas ao ensino-aprendizagem de teatro nos dias de hoje. Alguns dos temas que podem ser abordados são:

- Novas propostas pedagógicas e metodológicas para o campo do ensino e da aprendizagem de teatro.
- Atravessamentos das questões identitárias, de gênero, étnico-raciais, ambientais, de saúde pública, nas relações de ensino e aprendizagem de teatro.
- Reflexões situadas tanto no contexto da Educação Formal quanto da Educação não-formal e de Práticas Comunitárias.
- Dimensão informal do conhecimento em contextos de ensino e aprendizagem em teatro.
- Aspectos das Teatralidades, Performatividades e Hibridações nas pedagogias teatrais.
- Presença, Telepresença e outras presenças nas pedagogias teatrais.
- Modos de ocupação do território escolar pelo teatro, para além do componente curricular Arte.
- Práticas territorializadas de ensino e aprendizagem de teatro.
- Tensões políticas e suas implicações para o ensino do teatro.
- Pedagogias Teatrais e migrações sociais.
- Demandas e Possibilidades de Políticas Afirmativas e Culturais para as Pedagogias do Teatro.

Submissões em:

https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/about/submissions

Lembramos também que a Seção Aberta da revista recebe artigos de diferentes temáticas de maneira contínua!

Data limite para recebimento de artigos para o Dossiê: 31 de maio de 2024