Banner Portal
Mediação inclusiva
PDF

Palavras-chave

Mediação inclusiva
Experiência teatral
Acessibilidade cultural

Como Citar

LAURENTINO, Mariane; PARTYKA, Juliana; ROSSETO, Robson. Mediação inclusiva: aproximação entre espectadores cegos e baixa visão e o espetáculo “O Vira-Lata” da trupe Ave Lola. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e023014, 2023. DOI: 10.20396/pita.v13i00.8673354. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8673354. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo analisa uma experiência de mediação com espectadores cegos e baixa visão, a partir de um espetáculo da trupe Ave Lola, na cidade de Curitiba. Com base nas propostas de acessibilidade e inclusão cultural, buscou-se estimular espectadores a se colocarem como parte da criação e recepção teatral, por meio de estímulos sensoriais e criações imagéticas. Promovendo, dessa forma, uma imersão do público cego e com baixa visão no universo criado em “O Vira-Lata” (2022).

https://doi.org/10.20396/pita.v13i00.8673354
PDF

Referências

AUDIO DESCRIPTION COALITION. Diretrizes para áudio-descrição e código de conduta profissional para áudio-descritores baseados no treinamento e formação de áudio-descritores e formadores dos Estados Unidos: 2007-2008. Tradução de Paulo André de Melo Vieira. [on-line] Revista Brasileira de tradução Visual. set. 2010. ISSN 2176-9656. Disponível em https://adww.online/rbtv/uniao-em-prol-da-audio-descricao. Acesso em 17 de julho de 2023.

BRASIL. Lei nº 12.933 de 26 de dezembro de 2013. Dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos. Diário Oficial da República Federativa do Brasil: Brasília, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12933.htm. Acesso em: 16 de abril de 2023.

BRASIL. Portaria n.º 310, de 27 de junho de 2006. Aprova a Norma Complementar n.º 01/2006 – Recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência, na programação veiculada nos serviços de radiofusão de sons e imagens e de retransmissão de televisão. Brasília, 2006. Disponível em http://www.blogdaaudiodescricao.com.br/2010/02/audiodescricao-portaria-310-do.html. Acesso em: 16 de abril de 2023.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tradução de João W. Geraldi. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan-abr. 2002, p. 20-28. ISSN:1809-449X. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/i/2002.n19/. Acesso em: 20 de abril de 2023.

DAMÁSIO, António. O mistério da consciência: do corpo e das emoções ao conhecimento de si. Trad. de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Felix. O que é a Filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. São Paulo: Editora 34, 1992.

DESGRANGES, Flávio. Pedagogia do teatro: provocações e dialogismo. São Paulo: Hucitec, 2017.

DESGRANGES, Flávio. A pedagogia do espectador. São Paulo: Hucitec, 2015.

DEWEY, John. A Arte como experiência. Tradução de Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

LIMA, Francisco; LIMA, Rosângela A. F; GUEDES, Livia C. Em defesa da àudio-descrição: contribuições da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. [on-line] Revista Brasileira de tradução Visual. dez. 2009. ISSN 2176-9656. Disponível em https://www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/sites/all/themes/berry/documentos/02-em-defesa-da-audio-descricao-contribuicoes-da-convencao-sobre-os-direitos-da-pessoa-com-deficiencia.pdf. Acesso em 17 de julho de 2023.

MARTINS, Mirian. C. Mediações Culturais e contaminações estéticas. Revista Gearte, vol. 1. n. 2. Porto Alegre, ago. 2014, p. 248-264. ISSN 2357-9854. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/gearte/issue/view/2387/116. Acesso em 16 de julho de 2023.

MOSQUERA, Carlos (org.). Deficiência visual: do currículo aos processos de reabilitação. org: Carlos Mosquera. Curitiba: Chain, 2022. ISBN: 978-85-61874-22-3. Disponível em: https://carlosmosquera.com.br/2022/10/02/deficiencia-visual-do-curriculo-aos-processos-de-reabilitacao/. Acesso em 26 de fevereiro de 2023.

NÓBREGA, Andreza. Caminhos para Inclusão: Refletindo sobre a Áudio-Descrição no Teatro para Criança Cega. In: VI CONGRESSO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS, 2010, São Paulo. Anais eletrônicos ABRACE, v.11, n.1. São Paulo: UNICAMP, 2018. n.p. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3472. Acesso em 27 de junho de 2023.

O´SULLIVAN, Simon. The aesthetics of affect: Thinking art beyond representation. Angelaki: journal of theoretical humanities, v. 6, n. 3, p. 125-135, 2001.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2014.

RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Tradução de Lilian do Valle. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

SOMERS, John. Narrativa, Drama e Estímulo Composto. Tradução de Beatriz Cabral. Urdimento. v. 2, n. 17, Florianópolis, set. 2011, p. 176-185. e-ISSN: 2358-6958. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/issue/view/283. Acesso em 17 de julho de 2023.

WENDELL, Ney. Estratégias de mediação cultural para a formação do público. Bahia, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, 2014. Disponível em: http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/arquivos/File/imagenswordpress/2014/09/estrategias-de-mediacao-cultural_ney-wendell_8-9.pdf. Acesso em: 20 de abril de 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Mariane Laurentino, Juliana Partyka, Robson Rosseto

Downloads

Não há dados estatísticos.