Banner Portal
Estigma e dispositivos de controle
PDF

Palavras-chave

Dispositivos de controle
“Partilha do sensível”
“O Grão”
Arte
Dissenso

Como Citar

ALVES, Cintia; DOS PASSOS, Fábio Abreu; SILVA, Elivanda de Oliveira. Estigma e dispositivos de controle: a presença cênica de pessoas com deficiência. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e023006, 2023. DOI: 10.20396/pita.v13i00.8673241. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8673241. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Desde nossa gestação, através do “chá revelação”, somos determinados a exercer um papel específico, a performar dentro de um “espaço” predeterminado, seja enquanto homem (azul) ou enquanto mulher (rosa). Esta construção restritiva, efeito do processo dos ideais reguladores sociais, impõe-se sobre as pessoas no transcorrer de toda a sua existência, assujeitando-as e limitando o que elas vão dizer, como elas vão se portar, como irão agir: de que maneira seus corpos irão performar. Diante deste cenário, a arte se apresenta como espaço de resistência, uma vez que ela possui um poder de desestabilizar os ideais reguladores, inaugurando “ficções” e dissensos, democratizando a “partilha do sensível”. O objetivo do presente artigo é lançar luz sobre projetos cênicos que dialogam com corpos dissidentes, sobretudo de pessoas com deficiências, a exemplo do coletivo “O Grão”. Esses projetos cênicos apresentam-se como espaços de resistência contra os dispositivos de controle, que nos constituem como sujeitos passivos, que devem docilmente permanecer no interior do quinhão que nos foi determinado na “partilha do sensível”.

https://doi.org/10.20396/pita.v13i00.8673241
PDF

Referências

ANDRADE, L. D. A hipersexualização da mulher africana no filme Vênus Negra. 2021: Anais da XVII Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira, pp. 219-226, 2020.

BARBA, E., & SAVARESE, N. A Arte Secreta do ator: um dicionário de Antropologia Teatral. São Paulo: É Realizações, 2012.

Birds of Paradise Theatre Company. What we do. Disponível em: https://www.boptheatre.co.uk/what-we-do/. Acesso em 14 de março de 2023.

BUTLHER, Judith. Corpos que importam: os limites discursivos do “sexo”. Tradução de Veronica Daminelli e Daniel Yago Françoli. São Paulo: n-1 edições, 2020.

CAMINHA, J. A cena contaminada - documentário. Disponível em Youtube: https://youtu.be/uDWDDhwEDLs. Acesso em 14 de março de 2023.

FOUCALT, Michel. Nascimento da Biopolítica. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 4ª Ed. Tradução Roberto Machado. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2016.

FOUCAULT, Michel. Sujeito e Poder. In: DREYFUS, H. & RABINOW, P. Michel Foucault, uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro: Universitária, 1995.

GOFFMAN, E. Estigma - Notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Petrópolis: Vozes, 1988.

GOFFMAN, E. A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis: Vozes, 2018.

GUERRA, Itxi. Luta contra o capacitismo: anarquismo eccapacitismo. Editora Terra sem Amos: Brasil, 2021.

LE BRETON, D. A sociologia do Corpo. Petrópolis: Vozes, 2012.

LULKIN, S., SOMACAL, A. d., & SOUSA, M. Grupo Signatores: uma jornada de três gerações de artistas. Revista Espaço - Periódico Científico do Instituto Nacional de Educação de Surdos, pp. 323-337, 2021.

MOURA, C. L. A! Heterotopia do Corpo: do Homem Elefante!ao Freak Neovitoriano. Lisboa: Faculdade de Ciências Sociais e Humanas: Universidade Nova de Lisboa, 2016.

PARAÍBA RÁDIO BLOG, “Pessoas com deficiência deixam a praia feia”: Imprensa nacional repercute polêmica ocorrida em JP. Disponível em: “Pessoas com deficiência deixam a praia feia”: Imprensa nacional repercute polêmica ocorrida em JP – Paraíba RádioBlog (paraibaradioblog.com). Acesso em 12 de março de 2022.

PINHEIRO, L. A. Bob Wilson: por trás do olhar de um surdo e da voz-pensamento de um autista. Campinas: Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas, 2017.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. Tradução de Ivone C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2019.

SOMÉ, Sobonfu. O espírito da intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. São Paulo: Odysseus, 2009.

TEIXEIRA, A. B. A estética da experiência: trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2016.

TEIXEIRA, C. Deficiência em cena: a ciência excluída e outras estéticas. Natal: Offset, 2021.

THOMSON, Rosemarie Garland. Extraordinary bodies extraordinary bodies: figuring physical disability in American culture and literature. New York: Columbia University Press, 2017.

TONEZZI, J. A cena contaminada: um teatro das disfunções. São Paulo: Perspectiva, 2011.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Cintia Alves, Fábio Abreu dos Passos, Elivanda de Oliveira Silva

Downloads

Não há dados estatísticos.