Resumo
Trata-se de artigo com base em pesquisas sobre acessibilidade estética no campo da cena e suas reverberações na promoção de novas formas político-criativas, a partir das experiências de corpos com algum tipo de deficiência, suas contribuições artísticas e cidadãs a partir de concepções contemporâneas sobre artes cênicas, acessibilidade, éticas para a cena e educação nos terrenos das artes.
Referências
DUBOIS, W.E.B. The Souls of Black Folk. In: Writings. Library of America. 1987.
KASTRUP, Virgínia. Questões teóricas e políticas acerca da acessibilidade estética. In: III Coloque-latino-amèrican de recherche sur le handcap. Proposta de sessão temática: Acessibilidade estética para pessoas com deficiência visual em museus de artes e de ciências-imagens táteis e estratégias multissensorial. Publicação on line(2020). Disponível em: http://www.portaldeacessibilidade.rs.gov.br/uploads/1499363897Acessibilidade_Estetica.pdf, acesso em 22 de outubro de 2020.
PAREYSON, Luigi. Os problemas da Estética. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
TEIXEIRA, Ana Carolina Bezerra. A Estética da Experiência. Trajetórias do corpo deficiente na cena da dança contemporânea do Brasil e dos Estados Unidos. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
TEIXEIRA, Ana Carolina Bezerra. Deficiência em Cena: a ciência excluída e outras estéticas. Natal: Offset Editora, 2021.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Ana Carolina Teixeira