Banner Portal
Poéticas Acessíveis no Cerrado
PDF

Palavras-chave

Formação artística
Deficiência
Poéticas acessíveis

Como Citar

SANTANA, Thiago de Lemos; LIMA, Marlini Dorneles de; DÉA, Vanessa Helena Santana Dalla. Poéticas Acessíveis no Cerrado: encontros, criações e experiências em Artes da Cena. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e023007, 2023. DOI: 10.20396/pita.v13i00.8673459. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8673459. Acesso em: 6 dez. 2024.

Resumo

O presente artigo constitui-se numa cartografia da trajetória de artistas, estudantes e arte-educadores, com os objetivos de (re)conhecer, registrar e refletir sobre movimentos artísticos cênicos de pessoas com deficiência em Goiânia e no Estado de Goiás, e posteriormente descrever as abordagens das construções de poéticas acessíveis de dois espetáculos cênicos compreendidos enquanto potências epistêmicas, estéticas e políticas.

https://doi.org/10.20396/pita.v13i00.8673459
PDF

Referências

ANDRIES, André Luiz Fernandes. A Trajetória da Associação VSA Brasil e o Programa Arte Sem Barreiras 1990 - 2004. 98 f. Dissertação (Especialização em Acessibilidade Cultural) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, RJ, 2014. Disponível em: https://silo.tips/download/a-trajetoria-da-associaao-vsa-brasil-e-o-programa-arte-sem-barreiras. Acesso em: 12 maio 2023.

AZEVEDO, Tálita; SANTANA, Thiago. TransBordar: um processo criativo, afetivo e empático em audiodescrição. In: ENCONTRO NACIONAL DE ACESSIBILIDADE CULTURAL; 9, 2021. Anais [...]. Rio de Janeiro: Laboratório Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: https://enac9.wordpress.com/comunicacoes/. Acesso em: 12 maio 2023.

BERSELLI, Marcia; ISAACSSON, Marta. Práticas cênicas acessíveis e a interação entre artistas com e sem deficiência: um breve olhar sobre o trabalho dos encenadores Bob Wilson e Pippo Delbono. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 08, n. 02 [15], p. 45-58, jul./dez.. 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article /view /8653873/18795. Acesso em: 12 maio 2023.

FREYER, Louise. Staging the audio describer: an exploration of integrated audio description disability studies quarterly. University College London, v. 38, n. 03, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/3274 28376_Staging_the_ Audio _Describer_An_Exploration_of_Integrated_Audio_Description. Acesso em: 18 abr. 2023.

GONÇALVES, Luiz Davi Vieira. Do sopro ao afeto: corpos kõkãmou na experiência xamânica. São Paulo: Hucitec, 2021.

INSTITUTO ARTE E INCLUSÃO. Estatuto Social. Goiânia: INAI, 2016.

INSTITUTO ARTE E INCLUSÃO. Memorial do Instituto Arte e Inclusão. Goiânia: INAI, 2023.

KOUDELA, Ingrid Dormien. Jogos Teatrais. São Paulo: Perspectiva, 2006.

PARTYKA, Juliana. Teatro e acessibilidade: mediações e práticas com atores e espectadores com deficiência visual. Curitiba: Appris, 2022.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Thiago de Lemos Santana, Marlini Dorneles de Lima, Vanessa Helena Santana Dalla Déa

Downloads

Não há dados estatísticos.