Banner Portal
Corporificando a diferença – Performando a experiência
PDF
PDF (inglês)

Palavras-chave

Deficiência
Teatro
Arte performática

Como Citar

PAGNES, Andrea; FORNONI, Nicola; OLIVEIRA, Felipe Henrique Monteiro; RIPLEY, Enok. Corporificando a diferença – Performando a experiência: sobre performance e deficiência. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 13, n. 00, p. e023003, 2023. DOI: 10.20396/pita.v13i00.8673444. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8673444. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Este artigo deriva da experiência do autor como performer, curador e também ator, dramaturgo e operador de drama aplicado e teatro social. É baseado em sua pesquisa “Metodologias de ação inclusiva nas artes cênicas para praticantes de artes cênicas com habilidades diversificadas”, apoiada pelo Fonds Darstellende Künste [Fundo de Artes Cênicas] com fundos do Comissariado do Governo Federal para Cultura e Media (DE) [Federal Government Commissioner for Culture and the Media (DE)]. Segundo o autor, a deficiência não é um signo de falha, mas antes um meio para encorajar as pessoas a reduzirem distâncias entre si, a viverem solidariamente, e quebrar lugares-comuns. Considerando a autenticidade como uma qualidade fundamental da atuação, ele discute a urgência genuína dos performers com deficiência na imersão do imediatismo da ação, já que sua vulnerabilidade no palco não é filtrada. Nesse aspecto, ele vê o estigma como uma fonte de criatividade e um sinal qualificador capaz de erradicar preconceitos. Em Grotowski, as práticas performativas não se resumem apenas a uma questão de habilidade ou coleção de proficiências e sim, a uma erradicação de bloqueios para adesão do verdadeiro eu. O corpo do performer é a matéria prima para produção de significados que se transformam em imagens vivas e se tornam realidade. Isso independe da condição física do artista. O artigo oferece exemplos de performers afetados por diferentes formas de deficiência, como Felipe Monteiro, Nicola Fornoni e Enok Ripley, que relatam sua condição clínica específica. Uma referência particular foi feita à ópera performática coletiva Under Scars (Sob Cicatrizes) concebida e organizada pelo autor, sua parceira, a artista alemã Verena Stenke e seus colaboradores para estrear em Veneza, em dezembro de 2023.

https://doi.org/10.20396/pita.v13i00.8673444
PDF
PDF (inglês)

Referências

ANONYMOUS AUDIENCE MEMBER. Email addressed to Andrea Pagnes (VestAndPage). Email subject: Fragile Bodies. Message received by: pagnes@vest-and-page.de on December 17, 2016.

ARTAUD, Antonin. The Theater and Its Double. New York: Grove Press. 1958.

ARTAUD, Antonin. Interjections by Antonin Artaud. BOMB magazine, v. 7, 1983. Available at: . Access on: May 7, 2022.

BORER, Alain. The Essential Joseph Beuys. London: Thames and Hudson, 1997.

BUGIEL, Marcel, BEL, Jérôme. Disabled theatre - Marcel Bugiel and Jérôme Bel. In: RB Jérôme Bel: Texts and Interviews. 2013. Available at http://www.jeromebel.fr/index.php?p=5&cid=220. Access on: April 21, 2023.

CARLSON, Licia, MURRAY, Matthew C. Defining the Boundaries of Disability: Critical Perspectives. London: Routledge. 2021.

DA COSTA DIAS, Luciana. The Crisis of Representation, the Performative Turn and Presence: possibilities toward a Performance Philosophy. In: Revista Brasilera de Estudos da Presença, v. 10 n. 1, p. 1-20. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-266092575. Accessed on: March 10, 2021.

FORNONI, Nicola. Email addressed to Andrea Pagnes (VestAndPage). Email subject: Scleroderma. Message received by: pagnes@vest-and-page.de on April 19, 2017.

FORNONI, Nicola. My Scar. In: VESTANDPAGE (eds.) Co-Creation Live Factory. Amsterdam: 4bid. Forthcoming in 2023.

GARLAND THOMSON, Rosemarie. Freakery: cultural spectacles of the extraordinary body. New York: New York University Press. 1996.

GARZELLA, Alessandro. Il teatro del dolore. Crazy Shakespeare, Nelle mani di un pazzo, Re nudo. In: D’INCÀ, Renzia (ed.). Il Teatro del dolore, gioco del sintomo e visionarietà. Corrazzano: Tivullius. 2012, p. 38-78.

GOFFMAN, Erving. The Presentation of Self in Everyday Life. Doubleday: Garden City, New York. 1959.

GOFFMAN, Erving. Stigma: Notes on the Management of Spoiled Identity. London: Penguin. 1963.

HEIDEGGER, Martin. Being and Time. New York: Harper Perennial. 2008.

HILLMAN, James. The practice of beauty. In: BECKLEY, Bill, SHAPIRO, David (eds.). Uncontrollable Beauty: Toward a New Aesthetics. New York: Allworth Press. 1998. p. 261-274.

JOHNSTON, Kirsty. Disability Theatre and Modern Drama: Recasting Modernism. London: Bloomsbury. 2016.

JONES, Amelia. Body art: performing the subject. Minneapolis: University of Minnesota Press. 1998.

KUPPERS, Petra. Accessible Education: Aesthetics, Bodies and Disability. In: Research in Dance Education, v. 1 n. 2, p. 119-131. 2000. DOI: http://dx.doi.org/10.1080/713694266. Access on: April 20, 2023.

KUPPERS, Petra. Disability and Contemporary Performance: Bodies on the Edge. London: Routledge. 2003.

KUPPERS, Petra. Theatre and Disability. London: Palgrave Macmillan. 2017.

KUPPERS, Petra. Community Performance: An Introduction. London: Routledge. 2019.

KUPPERS, Petra. Eco Soma: Pain and Joy in Speculative Performance Encounters. Minneapolis: the University of Minnesota Press. 2021.

LALLY, Roisin. The Hermeneutics of Capabilities From Essence to Functions, From Functions to Capabilities: Preparing the Ontological Ground for an Ethics Inspired by the Capabilities Approach. Preprint. p. 1-23. 2020. Available at: https://www.researchgate.net/publication/338517246. Access on: January 20, 2023.

MARCUS, George E., FISHER Michael M. J. Anthropology as a Cultural Critique: An Experimental Moment in the Human Sciences. Chicago: The University of Chicago Press. 1999.

MCKEARNEY, Patrick. The Limits of Knowing Other Minds: Intellectual Disability and the Challenge of Opacity. In: Social Analysis: The International Journal of Anthropology, v. 65, n. 1, p. 1-22. 2021. DOI: https://doi.org/10.3167/sa.2021.650101. Access on: April 17, 2023.

MONTEIRO, Felipe, SALLES, Nara. Corpos diferenciados: a criação da performance ‘Kahlo em mim eu e(m) Kahlo.’ Maceió: EDUFAL. 2013.

MONTEIRO, Felipe, SALLES, Nara. Corpos Diferenciados em Performance. São Paulo: Fonte Editorial. 2018.

MONTEIRO, Felipe. Subjetividade(s) e(m) Performance: corpo, diferença e artivismo. Curitiba: CRV. 2019.

MONTEIRO, Felipe. Email addressed to Andrea Pagnes (VestAndPage). Email subject: O Problema É Porque Sou Lúcido?! Message received by: pagnes@vest-and-page.de on January 23, 2023.

MONTEIRO, Felipe. O Problema É Porque Sou Lúcido?!: A performance-ritual de um corpo diferenciado. In: Cadernos do GIPE-CIT Salvadorano v. 23, n. 43, 2020. p. 22-34. Available at https://periodicos.ufba.br/index.php/gipe-cit/article/view/35352/20421. Access on: April 16, 2023.

NEWMAN, Lisa. VIPAW as T.A.Z. In: VESTANDPAGE (eds.) III Venice International Performance Art Week, Fragile Body – Material Body. Venice: VestAndPage press. 2017. p. 47-49.

PAGNES, Andrea. On Disability Culture, Performing Arts, Social Theatre and the Practice of Beauty. In: Ephemera Journal, v. 3, n. 5, 2020. p. 92-127. Available at: https://periodicos.ufop.br/ephemera/article/view/4155/3465. Access on: April 20, 2023.

PHILIPPE, Maxime. Artaud’s Plague Theatre: Catharsis as Performance. In: Contemporary French and Francophone Studies, v. 26 n. 3, 2022, p. 267-276. DOI: 10.1080/17409292.2022.2076403. Access on: March 31, 2023.

PILINSZKY, János. Conversations with Sheryl Sutton: The Novel of a Dialogue. Manchester: Carcanet Press, 1992.

PROFETI, Maria Grazia. Traduzioni/Riscritture Teatrali. In: BUFFAGNI, Claudia, GARZELLI, Beatrice, ZANOTTI, Serenella (eds.). The Translator as Author: Perspective on Literary Translation. Proceedings of the International Conference, Universita Per Stranieri of Siena, 28-29 May 2009. Münster: LIT Verlag. 2011, p. 193-210.

RIPLEY, Enok. Email addressed to Andrea Pagnes (VestAndPage). Email subject: Narcolepsy. Message received by: pagnes@vest-and-page.de on May 27, 2022.

SANDAHL, Carrie, AUSLANDER, Philippe. Bodies in Commotion: Disability and Performance). Ann Arbor: the University of Michigan Press. 2005.

STILES, Kristine, SELZ, Peter. Theories and Documents of Contemporary Art: A Sourcebook of Artists’ Writings. Berkeley: University of California Press. 2012.

SCHECHNER, Richard. Performance Studies: An introduction. New York: Routledge, 2006.

SCHECHNER, Richard. Performance Theory. New York: Routledge. 1988.

STELARC. Extra Ear: Ear on Arm. Interview by Jens Hauser. In: HAUSER, Jens (ed.). Sk-Interfaces. Exploding Borders: Creating Membranes in Art, Technology and Society. Liverpool: Liverpool University Press, 2008. p. 102-105.

TURNER, Victor. From Ritual to Theatre, The Human Seriousness of Play. Cambridge: MIT Press. 1982.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. World Report on Disability. 2011. Available at: https://www.who.int/teams/noncommunicable-diseases/sensory-functions-disability-and-rehabilitation/world-report-on-disability. Access on: January 20, 2023.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Disability. 2022. Available at https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/disability-and-health. Access on: January 20, 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Andrea Pagnes, Felipe Henrique Monteiro Oliveira, Nicola Fornoni, Enok Ripley

Downloads

Não há dados estatísticos.