Resumo
No presente artigo, apresento a pedagogia que guia meu trabalho de professora artista PedaBoba. A pedagogia da Bobagem, que tem origem na pedagogia do palhaço, base das atividades “não sérias” que venho realizando desde que entrei no Educandário São João Batista e a metodologia dos Temas Geradores da pedagogia libertária e dialógica de Paulo Freire. Finalizo relatando as experiências desta PedaBoba nos tempos de COVID-19 com os alunos, que já passam confinados a vida toda com as limitações impostas pela sociedade e que, nos tempos de pandemia, sem nem poderem ir à escola, sua única forma de socialização, o que lhes restava eram as atividades enviadas online ou os encontros em vídeo chamada.
Referências
BARBOSA, Ana Amália Tavares Bastos. Além do Corpo: uma experiência em arte/educação. Tese (Doutorado em Artes Plásticas) Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, 2012.
BERSELLI, Marcia. Abordagens à cena inclusiva: princípios norteadores para uma prática cênica acessível. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) Instituto de Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2019.
CZÉKUS FLÓREZ, Laili von. Pedagogia da bobagem: uma oficina de palhaço para adultos com deficiência intelectual. 2012. 153 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2012.
COSTA, ERIKA. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/lado-b/comportamento-23-08-2011-08/a-escola-como-a-gente-conheceu-nao-vai-mais-existir-pos-quarentena. Acesso em: 13 abr. 2023.
DE CASTRO, Alice Viveiro. O elogio da bobagem: palhaços no Brasil e no mundo. Família Bastos Editora, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido, 69ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Conscientização. Teoria e Prática da Libertação. Uma Introdução ao Pensamento de Paulo Freire. (tradução de Kátia de Mello e Silva; revisão técnica de Benedito Eliseu Leite Cintra) - 3ª ed. - São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 41ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.
LECOQ, Jacques, CARASSO, Jean-Gabriel e LALLIAS, Jean-Claude. The Moving Body – Teaching Creative Theatre. New York: Ed. Routledge, 2001.
LULKIN, Sérgio Andrés. A Potência do humor e do riso na escola. Campinas: Alegrar, V.4, p. 1-8, 2007.
LULKIN, Sérgio Andrés; FIETZ, Helena Moura. A multiplicidade do cuidado na experiência da deficiência. Revista Anthropológicas, v. 29, n. 2, p. 114-141, 2018.
NEVES, Libéria Rodrigues. Arte e conhecimento: uma abordagem para o teatro na educação. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 15, n. 2, p. 78-98, 2019.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. São Paulo: Boitempo Editorial, 2020.
SPOLIN, Viola. Jogos Teatrais: O fichário de Viola Spolin. São Paulo: Perspectiva, 2006
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Elizabeth Pinto, Suzane Weber da Silva