Resumo
O presente artigo apresenta um cotejo de três perspectivas distintas (Gurr, Stern e Astington) a respeito dos manuscritos responsáveis pela transposição das peças de poetas como William Shakespeare e Ben Jonhson, por exemplo, ao palco e sobre o modo de preparação dos atores de companhias profissionais elisabetanas e jacobinas. O intuito da pesquisa é refletir sobre o trabalho dos atores, que em princípio pareceriam ser constrangidos na sua criação, e discorrer sobre particularidades reveladas pelos documentos encontrados pelos estudiosos acima sobre a organização do espetá culo no período.
Referências
ASTINGTON, John H. Actors and Acting in Shakespeare ́s Time: the art of stage playing. Cambridge University Press, 2010.
GURR, Andrew. The Shakespearean Stage, 1574-1642 – 4th ed. Cambridge University Press, 2009.
GURR, Andrew. The Shakespeare Company, 1594-1642. 1st ed. Cambridge University Press, 2004.
SHAKESPEARE, William. A tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca. Tradução de Lawrence Flores Pereira. São Paulo, Editora 34, 2008.
SHAKESPEARE, William. Sonho de uma Noite de Verão. Tradução de Beatriz Viégas-Faria. Porto Alegre, L&PM, 2001.
STERN, Tiffany. Making Shakespeare, the pressures of stage to page. Routledge, NY, New York, 2004.
STERN, Tiffany. Documents of Performance in Early Modern England. Cambridge University Press. Printed in the UK, 2009.
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Copyright (c) 2014 Aline Castaman , Suzi Frankl Sperber