Banner Portal
A incorporação do pré-jogo: tentativas de formalização de um procedimento estranho
PDF

Palavras-chave

Criação cênica. Pedagogia do ator. Teatro contemporâneo.

Como Citar

ARRUDA, Rejane Kasting. A incorporação do pré-jogo: tentativas de formalização de um procedimento estranho. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 90–105, 2013. DOI: 10.20396/pita.v3i2.8634725. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634725. Acesso em: 4 maio. 2024.

Resumo

O texto expõe um procedimento investigado na USP em pesquisa de doutorado. Trata-se de memorizar uma sequencia de palavras advindas de nomeações de figuras das artes plásticas, pensamentos e um texto-dado. O ator cria uma rubrica que memoriza através da repetição da escrita para transformá-la no ato de improviso onde a partitura física advém. O autor cria metáforas e articulações com Grotowksi, Stanislavski, Knébel e Lacan para formalizar o procedimento.

https://doi.org/10.20396/pita.v3i2.8634725
PDF

Referências

ARRUDA, Rejane Kasting. Subpartitura e texto-dado: a troca para a inscrição do impulso. Anais da V Reunião Científica da ABRACE, São Paulo, ECA/USP, 2009.

FINGERMANN, Dominique (org.) Caderno de stylus, n.1. Rio de Janeiro, Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano, 2010.

GROTOWSKI, Jerzy. Sobre o método das ações físicas. Palestra no Festival de Teatro de Santo Arcangelo (Itália), 1988. Disponível em: http://www.grupotempo.com.br/tex_grot.html

JIMENEZ, Sergio. El Evangelio de Stanislavski segun sus apostoles. México, Ed. Gaceta, 1990.

KHAN, François. “Reflexões sobre a prática da memória no ofício do ator de teatro”. In: Revista Sala Preta. v. 9, ECA/USP, 2009.

KNÉBEL, María. La poética de la pedagogía teatral. México, Siglo XXI, 2002.

LACAN, Jacques. O seminário. Livro 1. Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1979.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo, Martins Fones, 2006.

RICHARDS, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo, Perspectiva, 2012.

SILVA, Armando Sergio. CEPECA, Uma oficina de pesquisAtores. São Paulo, Sociedade dos Amigos da Praço, 2010.

SOLER, Collete. O “corpo falante”. In: FINGERMANN, Dominique (org.) Caderno de stylus, n.1. Rio de Janeiro, Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano, 2010.

SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo, Perspectiva, 1999.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo, Perspectiva, 1979.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2005.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.