Banner Portal
O drama histórico de Almeida Garrett: o presente à luz alegórica e exemplar do passado
PDF

Palavras-chave

Garrett. Dramaturgia. Alegoria.

Como Citar

SILVA, Edson Santos. O drama histórico de Almeida Garrett: o presente à luz alegórica e exemplar do passado. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 1, n. 1, p. 141–150, 2011. DOI: 10.20396/pita.v1i1.8634758. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634758. Acesso em: 25 maio. 2024.

Resumo

Sabe-se que Garrett foi um autor engajado e sua obra dramatúrgica será, portanto, o retrato de tal engajamento. Devido à sua formação clássica, suas primeiras produções, por meio de um passado exemplar extraído do mundo grego-romano, objetivam analisar seu momento presente. Este passado exemplar com vistas a corrigir o presente será exemplificado com a  peça Catão, objeto de estudo deste artigo.

https://doi.org/10.20396/pita.v1i1.8634758
PDF

Referências

BARATA, José Oliveira. História do teatro português. Lisboa, Universidade Aberta, 1991.

BRAGA, Teófilo. Garrett e o Romantismo. Porto, Chardron, 1903.

GARRETT, Almeida. Obras completas. Grande Edição Popular Ilustrada. Prefaciada, revista, coordenada e dirigida por Teófilo Braga. Lisboa, Empresa Histórica de Portugal, 1904.

GARRETT, Almeida. Catão. Tragédia. Obras I. (Teatro I). Lisboa, Imprensa Liberal, 1822.

MARTINS, Oliveira. História de Portugal. Lisboa, Guimarães Editores, 1968.

MONTEIRO, Ofélia M.C. Paiva. A formação de Almeida Garrett: experiências e criação. Coimbra, Centro de Estudos Românicos, 1971. V. I e II.

SARAIVA, José Hermano. História de Portugal. Lisboa, Publicações Europa-América, 1993.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.