Resumo
Sabe-se que Garrett foi um autor engajado e sua obra dramatúrgica será, portanto, o retrato de tal engajamento. Devido à sua formação clássica, suas primeiras produções, por meio de um passado exemplar extraído do mundo grego-romano, objetivam analisar seu momento presente. Este passado exemplar com vistas a corrigir o presente será exemplificado com a peça Catão, objeto de estudo deste artigo.
Referências
BARATA, José Oliveira. História do teatro português. Lisboa, Universidade Aberta, 1991.
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GARRETT, Almeida. Obras completas. Grande Edição Popular Ilustrada. Prefaciada, revista, coordenada e dirigida por Teófilo Braga. Lisboa, Empresa Histórica de Portugal, 1904.
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MARTINS, Oliveira. História de Portugal. Lisboa, Guimarães Editores, 1968.
MONTEIRO, Ofélia M.C. Paiva. A formação de Almeida Garrett: experiências e criação. Coimbra, Centro de Estudos Românicos, 1971. V. I e II.
SARAIVA, José Hermano. História de Portugal. Lisboa, Publicações Europa-América, 1993.
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