Resumo
A despeito da problemática histórico-literária que envolve as origens do teatro vicentino, bem como de sua filiação a um suposto teatro alegórico de caráter teológico e moral, pretende-se neste pequeno estudo um ensaio que perscrute no texto do Auto da barca do inferno alguns indícios retórico-poéticos da memória e da ação que apresentem no fazer do poeta o corpo do ator.
Referências
ARISTÓTELES. Poética. Tradução, comentários e índices analítico e onomástico de Eudoro de Souza. São Paulo, Abril Cultural, 1973.
ARISTÓTELES. Retórica. Tradução e notas de Manuel Alexandre Júnior, Paulo Famhouse Alberto e Abel do Nascimento Pena. Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1998.
AUERBACH. Figura. Tradução de Duda Machado. São Paulo, Ática, 1997.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. 4a. ed. São Paulo, Perspectiva, 2006.
CÍCERO. De inventione. De L’invention. Texte étabil e traduit par G. Achard. Paris, Les Belles Letre, 1994.
CURTIUS, Ernst Robert. Literatura europeia e Idade Media latina. Tradução Teodoro Cabral e Paulo Rónai. São Paulo, Editora Hucitec; Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. Tradução Salma Tannus Muchail. 9a. ed. São Paulo, Martins Fontes, 2007.
HANSEN, João Adolfo. Alegoria: construção e interpretação da metáfora. 2. ed. São Paulo, Atual, 1987.
PALLA, Maria José. Do essencial e do supérfluo. Estudo lexical do traje e adornos em Gil Vicente. Lisboa, Editorial Estampa, 1997.
RECKERT, Stephen. Gil Vicente: espíritu y letra. Madrid, Editorial Gredos, 1977.
RICOEUR, Paul. A metáfora viva. Tradução Dion Davi Macedo. São Paulo, Edições Loyola, 2000.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Tradução Constança Marcondes Cesar. Campinas, Papirus, 1995, tomo I.
SILVA, Jaqueson Luiz. Santo Agostinho: poética e retórica. Intersecções. Revista de estudos sobre práticas discursivas e textuais, v.1, p. 1-8, 2008.
TEYSSIER, Paul. Gil Vicente – o autor e a obra. Lisboa, ICLP/MEU, 1982.
VICENTE, Gil. Auto da barca do inferno in SPINA, Segismundo (org.). Obras do teatro vicentino. 4. ed. São Paulo, DIFEL, 1983.
YATES, Frances. A arte a memória. Tradução Flavia Blancher. Campinas, Editora da Unicamp, 2007.
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.