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A brutal solidão negra no paraíso racial: a representação do negro no teatro brasileiro moderno a partir da leitura da peça Anjo negro, de Nelson Rodrigues
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Palavras-chave

Dramaturgia brasileira. Nelson Rodrigues. Personagem negra.

Como Citar

MOURA, Christian Fernando dos Santos. A brutal solidão negra no paraíso racial: a representação do negro no teatro brasileiro moderno a partir da leitura da peça Anjo negro, de Nelson Rodrigues. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 38–53, 2012. DOI: 10.20396/pita.v3i3.8634764. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634764. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A representação do negro no teatro brasileiro, quase sempre, foi influenciada pela ideia de que os negros não enfrentavam problemas que impedissem seu amplo desenvolvimento espiritual, fisíco e material, supunha-se, assim, que viviam numa espécie de “paraíso racial”. Em 1948, tal representação ganha novas formas, em especial com o texto Anjo negro, de Nelson Rodrigues. Este artigo analisa como o dramaturgo tratou o negro nessa peça.

https://doi.org/10.20396/pita.v3i3.8634764
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Referências

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