Banner Portal
Uma reflexão sobre o indizível do corpo e suas articulações com a linguagem: por uma pedagogia da decomposição
PDF

Palavras-chave

Criação cênica. Pedagogia do ator. Teatro contemporâneo.

Como Citar

ARRUDA, Rejane Kasting. Uma reflexão sobre o indizível do corpo e suas articulações com a linguagem: por uma pedagogia da decomposição. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 3–11, 2012. DOI: 10.20396/pita.v2i1.8634773. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634773. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

A problematização sobre a autonomia da cena nos leva a refletir sobre o corpo cênico. Reconhecendo significantes da poética em que este deve ser inscrito, passamos pela articulação com a linguagem e o que desta escapa – um indizível para o qual o corpo cênico faz semblante, constituindo-se como figuração do Real – para, então, trabalharmos a hipótese de uma “pedagogia da decomposição” das diferentes estéticas e a experimentação de estilos.

https://doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634773
PDF

Referências

ARRUDA, Rejane Kasting. Apropriação de texto: um jogo de imagens. (2009a) Dissertação de Mestrado. São Paulo, ECA/USP.

ARRUDA, Rejane Kasting. Jogo e escrita no trabalho com o texto dramático: relato de uma experiência em diálogo com a tradição. In: SILVA, Armando Sérgio (org). CEPECA: Uma oficina de pesquisAtores. São Paulo, Associação dos Amigos da Praça, 2010a.

ARRUDA, Rejane Kasting. Subpartitura e texto-dado: a troca para a inscrição do impulso. Anais da V Reunião Científica da ABRACE, São Paulo, ECA/USP, 2009b.

ARRUDA, Rejane Kasting. Anteparo e impressão digital, a hipótese de um par fundamental. Anais do VI Congresso da ABRACE. São Paulo, ECA/USP, 2010b

ARRUDA, Rejane Kasting. A função do manuscrito nas artes cênicas: testemunho e reflexões de uma pesquisatriz. Anais do X Congresso Internacional de Critica Genética, POA, 2010c.

ARRUDA, Rejane Kasting. A hipótese de uma estrutura na diversidade dos jogos de criação atoral. Araraquara, Revista de Cultura Artística, ano 4, vol. 01.

KHAN, François. Reflexões sobre a prática da memória no ofício do ator de teatro. Revista Sala Preta, ECA/USP, v. 9, 2009.

KUSNET, Eugenio. Ator e método. São Paulo, Ed. Hucitec, 1992.

LACAN, Jacques. O seminário: livro 23, O sinthoma. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2007.

LACAN, Jacques. Lituraterra. In: Outros escritos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 2003.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo, Cosac Naify, 2007.

SILVA, Armando Sérgio. Interpretação: uma oficina da essência. In: SILVA, Armando Sérgio (org.) CEPECA: uma oficina de pesquisAtores. São Paulo, Associação dos Amigos da Praça, 2010.

SOLER, Collete. O “corpo falante”. In: FINGERMANN, Dominique. (org.) Caderno de Stylus, n.1. Rio de Janeiro, Internacional dos Fóruns do Campo Lacaniano, 2010.

SPOLIN, Viola. O jogo teatral no livro do diretor. São Paulo, Perspectiva, 2004.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.