Banner Portal
Máquinas desumanizadoras, máquinas humanizadoras: sobre o teatro e a tecnologia
PDF

Palavras-chave

Teatro. Tecnologia. Cultura contemporânea.

Como Citar

DUARTE, Eunice Gonçalves. Máquinas desumanizadoras, máquinas humanizadoras: sobre o teatro e a tecnologia. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 12–22, 2012. DOI: 10.20396/pita.v2i1.8634774. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634774. Acesso em: 5 out. 2024.

Resumo

Partindo da análise de três peças de teatro, A voz humana de Jean Cocteau, The Gigli concert de Thomas Murphy e Krapp’s last tape de Samuel Beckett, pretende-se questionar de que forma as relações contemporâneas entre homem e máquina são exploradas no teatro.

https://doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634774
PDF

Referências

BECKETT, Samuel. Krapp’s last tape. In: Collected shorter plays. Londres, Faber and Faber, 1984.

COCTEAU, Jean. A voz humana. Lisboa, Assírio & Alvim, 1989.

DERRIDA, Jacques. El tratamiento del texto. In: No escribo sin luz artificial. Cuatro Ediciones, 1999.

JIMÉNEZ, José. “A revolução da arte electrónica”, Revista de comunicação e linguagens. N.o 25/26 (“Real vs. Virtual”), Lisboa, Cosmos, 1998.

HARAWAY, Donna. A cyborg manifesto: science, technology, and socialist-feminism in the late twentieth century. In: Simians, cyborgs and women: the reinvention of nature. Nova Iorque, 1991. pp.149-181.

MURPHY, Tom. The Gigli concert. Londres, Methuen Drama, 2001.

STONE, Allucquère Rosanne. The war of desire and technology at the close of the mechanical age. Cambridge, Massachusetts, The MIT Press, 1996.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.