Banner Portal
Engajamento e intervenção sonora no Brasil no pós-1964: a ditadura militar e os sentidos plurais do show Opinião
PDF

Palavras-chave

Show opinião. Brasil pós-1964. Teatro engajado.

Como Citar

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Engajamento e intervenção sonora no Brasil no pós-1964: a ditadura militar e os sentidos plurais do show Opinião. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 73–82, 2012. DOI: 10.20396/pita.v2i1.8634780. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634780. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho aborda a importância histórica do show Opinião, encenado em dezembro de 1964, por meio das temáticas inseridas em seu roteiro, bem como seu repertório, como uma representação política de resistência à ditadura militar no Brasil. Enfatizo como características fundamentais desse musical a mistura de tradições culturais, a predominância do que Eric Hobsbawm designa “canções funcionais” (canções de trabalho, músicas satíricas e lamentos de amor) e a produção/criação artística dos atores/cantores Nara Leão (musa da Bossa Nova), João do Vale (compositor nordestino) e Zé Kéti (sambista carioca).

https://doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634780
PDF

Referências

BENTLEY, Eric. O teatro engajado. Tradução de Yan Michalski. Rio de Janeiro, Zahar, 1969.

BOAL, Augusto. Hamlet e o filho do padeiro. Rio de Janeiro, Record, 2000.

CASTRO, Maurício Barros de. Zicartola. Rio de Janeiro, Relume Dumará/Prefeitura, 2004.

CONTIER, Arnaldo Daraya. Edu Lobo e Carlos Lyra: o nacional e o popular na canção de protesto (os anos 60). In: Revista Brasileira de História, v. 18, n. 35, 1998, p. 74-84.

COSTA, Armando et al. Opinião: texto completo do show. Rio de Janeiro, Edições do Val, 1965.

COSTA, Iná Camargo. A hora do teatro épico no Brasil. Rio de Janeiro, Graal, 1996.

DAMASCENO, Leslie Hawkins. Espaço cultural e convenções teatrais na obra de Oduvaldo Vianna Filho. Tradução de Iná Camargo Costa, Campinas, Editora da Unicamp, 1994.

DENIS, Benoît. Literatura e engajamento. Tradução de Luiz Dagobert de Aguirra Roncari. Bauru, Edusc, 2002.

FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais – anos 70. Campinas, Editora da Unicamp, 2000.

FRANCIS, Paulo. Novo rumo para autores. In: Revista Civilização Brasileira, n. 1, Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1965, p. 215-261.

GOMES, Dias. O engajamento é uma prática de liberdade. In: Revista Civilização Brasileira, Caderno Especial, n. 2, 1968, p. 07-18.

HOBSBAWM, Eric J. História social do jazz. Tradução de Angela Noronha. 2. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1991.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de; GONÇALVES, Marcos A. Cultura e participação nos anos 60. 10. ed. São Paulo, Brasiliense, 1995.

KÜHNER, Maria Helena; ROCHA, Helena. Opinião: para ter opinião. Rio de Janeiro, Relumé Dumará/Prefeitura, 2001.

NAPOLITANO, Marcos. “Seguindo a canção”: engajamento político e indústria cultural na MPB (1959-1969). São Paulo, Annablume/Fapesp, 2001.

PACHECO, Tânia. Teatro alternativo em 70: a luz no final do túnel. In: MELLO, Maria Amélia

(org.). Vinte anos de resistência. Rio de Janeiro, Espaço e Tempo, 1986, p. 95-105.

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Os festivais de música dos trabalhadores do ABC paulista: tradições culturais, canções e vozes do Brasil. Actas del VII Congreso de la IASPM-AL, 2007. Disponível em http://www.hist.puc.cl/historia/iaspm/actas.html.

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Textos, espaços e sujeitos sociais: outras linguagens na cena teatral brasileira. In: CARREIRA, André; LIMA, Evelyn Furquim Werneck (orgs.). Estudos teatrais. Florianópolis, Ed. da Udesc, 2009, p. 93-117.

MOSTAÇO, Edelcio. Teatro e política: Arena, Oficina e Opinião. São Paulo, Proposta Editorial, 1982.

NEVES, João das. Grupo Opinião: a trajetória de uma rebeldia cultural. Problemas, n. 9, São Paulo, Novos Rumos, 1984, p. 55-59.

NEVES, João das. João das Neves: ciclo de palestras sobre o teatro brasileiro, 5, Rio de Janeiro, Inacen, 1987.

NEVES, João das. A hora do teatro épico. Traulito, n. 3, 2010. Disponível em http://www.traulito.com.br/?p=808.

TINHORÃO, José Ramos. Um equívoco de “Opinião”. In: Música popular: um tema em debate. São Paulo, Ed. 34, 1987, p. 34-47.

WILLIAMS, Raymond. El teatro como foro político. In: La política del modernismo. Tradução de Horacio Pons. Buenos Aires, Manantial, 2002.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.