Resumo
A proximidade histórica entre humor e a crítica social nos leva a perguntar qual a possibilidade de aproveitar esta relação para propósitos que extrapolem finalidades artísticas e ganhem contornos de ativismo político. Para tanto, primeiro examinamos como comédia e política se associaram em determinados momentos da história da arte. Em seguida, partindo das experiências dos yippies e dos situacionistas, e considerando a distinção entre tática e estratégia feita por Michel Certeau, propomos a categoria de risoativismo.
Referências
BERGSON, Henri. O riso: ensaio sobre o significado do cômico. 2ª Edição. Lisba: Guimarães, 1993.
BLACK, Bob. Grouxo-Marxismo. São Paulo: Conrad, 2006.
BOYD, Andrew (org). Beautiful trouble: a toolbox for revolution. Nova York: OR Books, 2012.
CERTEAU, Michel de. The practice of everyday life. Berkeley: University of California, 1984.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo e Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
INTERNACIONAL SITUACIONISTA. Teoria e prática da revolução. São Paulo: Conrad, 2002.
JAPPE, Anselm. “A arte de desmascarar”. Folha de São Paulo, caderno MAIS!, páginas 4-5, 17 de agosto de 1997.
JORDAN, Ken. “I know we won - Abbie speaks”. Entrevista com Abbie Hoffman, publicada no Reality Sandwich, 07 de maio de 2007. Disponível em http://realitysandwich.com/34/i_know_we_won_abbie_speaks/. Acesso em 04 de fevereiro de 2016.
LEMOINE, Stéphanie e OUARDI, Samira. Artivisme: art, action politique et résistance culturelle. Paris: Ed. Alternatives, 2010.
MINOIS, Georges. História do riso e do escárnio. São Paulo: Unesp, 2003.
POPOVIC, Srdja e MILLER, Matthew. Blueprint for revolution: how to use rice pudding, lego men and other nonviolent techniques to galvanize communities, overthrow dictators, or simply change the world. Nova York: Penguin, 2015.
SALVATTI, Fabio. “Davi tirando sarro de Golias: o risoativismo dos Yes Men”. Urdimento, Florianópolis, n.26, julho 2016. Disponível em http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/7720/5887. Acesso em 10/08/2016.
SALVATTI, Fabio. O prank como opção performativa para a rede de ativismo político contemporâneo. Tese de doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da ECA-USP. São Paulo, 2010.
STOTT, Andrew. Comedy. 2a Edição. Nova York: Routledge, 2014.
SWIFT, Jonathan. The battle of the books. in http://www.gutenberg.org. Acesso em 03 de fevereiro de 2016.
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.