Banner Portal
Dias Gomes, “Dr. Getúlio” e o teatro musical: engajamento, sonoridades e encenação no Brasil sob a ditadura militar
PDF

Palavras-chave

Dias Gomes. Teatro musical. Engajamento.

Como Citar

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Dias Gomes, “Dr. Getúlio” e o teatro musical: engajamento, sonoridades e encenação no Brasil sob a ditadura militar. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 69–78, 2016. DOI: 10.20396/pita.v6i1.8647183. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8647183. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo aborda a importância política do teatro musical na obra de Dias Gomes. Tomando por base Dr. Getúlio, sua vida e sua glória (1968)/Vargas (1983), enfatizo como característica fundamental a mistura entre música, dramaturgia engajada e encenação. Examinar este musical equivale a revisitar, de certa forma, o momento vivido no Brasil, que essa peça denuncia e subverte, como nos possibilita uma aproximação com estilos narrativos diferenciados de representação do poder institucionalizado.
https://doi.org/10.20396/pita.v6i1.8647183
PDF

Referências

BENTLEY, Eric. O teatro engajado. Rio de Janeiro: Zahar, 1969.

COSTA, Iná Camargo. Dias Gomes: um dramaturgo nacional-popular. Dissertação (Mestrado em Literatura) – FFLCH/USP, São Paulo, 1987.

FREDERICO, Celso. A política cultural dos comunistas. In: MORAES, João Quartim de (org.). História do marxismo no Brasil. Campinas: Editora da Unicamp, 1998, p. 275-304, v. 3.

GOMES, Dias e GULLAR, Ferreira. Dr. Getúlio, sua vida e sua glória. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.

GOMES, Dias. Teatro de Dias Gomes. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972, v. 1 e 2.

GOMES, Dias. Depoimentos V, Rio de Janeiro, Secretaria da Cultura/Serviço Nacional de Teatro, 1981, p. 31-59.

GOMES, Dias. Coleção Dias Gomes. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989 (v. 1); 1990 (v. 2); 1991 (v. 3); 1992 (v. 4, “Os espetáculos musicais”); 1994 (v. 5).

GOMES, Dias. DIAS GOMES. Apenas um subversivo. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

GULLAR, Ferreira. Fim de papo. In: Resmungos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2006, p. 143-145.

MAGALDI, Sábato. Vargas. In: Amor ao teatro. São Paulo: Edições Sesc São Paulo, 2014, p. 966-967.

MOSTAÇO, Edelcio. Teatro e política: Arena, Oficina e Opinião. São Paulo: Proposta, 1982.

PARANHOS, Adalberto. O roubo da fala: origens da ideologia do trabalhismo no Brasil. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2007.

PARANHOS, Kátia Rodrigues (org.). História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012.

PARANHOS, Kátia Rodrigues. A construção e a reconstrução de um autor: maneiras de ver e de editar a obra teatral de Dias Gomes. Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História, Internet,

ANPUH, 2015, p. 1-14. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1439245928_ARQUIVO_KatiaParanhos-ANPUH-2015.pdf .

PEIXOTO, Fernando. O “Dr. Getúlio”, de Dias Gomes e Ferreira Gullar. In: Teatro em aberto. São Paulo: Hucitec/Primeiro Ato, 2002, p. 215-217.

RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da tv. Rio de Janeiro: Record, 2000.

SCHWARZ, Roberto. Nunca fomos tão engajados. In: Seqüências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999, p. 172-177.

TOLEDO, Caio Navarro de. O governo Goulart e o golpe de 64. São Paulo: Brasiliense, 1982.

WEFFORT, Francisco. O populismo na política brasileira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.