Da criação coletiva ao processo colaborativo

  • Rafael Ary Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mario Santana Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Teatro. Dramaturgia. Processo criativo.

Resumo

O intuito deste artigo é discorrer sobre os aspectos que aproximam e distanciam os processos criativos teatrais nomeados de criação coletiva e processo colaborativo, tendo em vista o contexto histórico de cada manifestação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Ary, Universidade Federal de Santa Catarina
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutor em Artes da Cena (Unicamp).
Mario Santana, Universidade Estadual de Campinas
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Artes (USP).

Referências

ARAÚJO, Antônio. A gênese da Vertigem: o processo de criação de O Paraíso Perdido. 2002. Dissertação – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP.

ARAÚJO, Antônio. A encenação no coletivo: desterritorializações da função do diretor no processo colaborativo. 2008. Tese – Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações e Artes, São Paulo, SP.

ARY, Rafael. A função dramaturgia no processo colaborativo. 2011. Dissertação – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

CARVALHO, Sérgio de. Introdução ao teatro dialético: experimentos da Companhia do Latão. São Paulo, SP: Expressão Popular, 2009.

FERNANDES, Sílvia. Grupos teatrais: anos 70. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2000.

FISCHER, Stela. Processo colaborativo: experiências de companhias teatrais brasileiras dos anos 90. 2003. Dissertação – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP.

SANTANA, Mario A. de. A desconstrução do texto para a construção da cena: reflexões sobre a fala da cena no teatro brasileiro recente. 1997. Dissertação – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Rio de Janeiro, RJ.

TROTTA, Rosyane. A autoria coletiva no processo de criação teatral. 2008. Tese – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Centro de Letras e Artes, Rio de Janeiro, RJ.

Publicado
2015-12-31
Como Citar
Ary, R., & Santana, M. (2015). Da criação coletiva ao processo colaborativo. Pitágoras 500, 5(2), 23-44. https://doi.org/10.20396/pita.v5i2.8647190
Seção
Dossiê Coletivos de Criação