Banner Portal
O Dominó de Fragmentos das mulheres rodrigueanas: uma pesquisa de composição dramatúrgica
PDF

Palavras-chave

Nelson Rodrigues. Multiplicidade. Personagens mulheres. Feminicídio.

Como Citar

NASCIMENTO, Juliana Carvalho. O Dominó de Fragmentos das mulheres rodrigueanas: uma pesquisa de composição dramatúrgica. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 51–62, 2016. DOI: 10.20396/pita.v6i2.8649562. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8649562. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo apresenta o jogo cênico-dramatúrgico intitulado Dominó de Fragmentos. Elemento chave da pesquisa de doutorado Composições dramatúrgicas das mulheres na obra de Nelson: violência e feminicídio no teatro rodrigueano, o Dominó parte dos princípios da multiplicidade e da fragmentação, abarcando o universo dramático de Nelson Rodrigues e tecendo uma ponte entre esse universo e os dias atuais, através de noticiários de assassinatos de mulheres.

https://doi.org/10.20396/pita.v6i2.8649562
PDF

Referências

CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

CARLSON, Marvin. El teatro como la máquina de la memoria. Argentina: Ediciones Artes del Sur, 2009.

MENDES, Cleise. Dramaturgia, mito e história: relações entre o repertório mítico e a narrativa histórica no trabalhão do dramaturgo. Palestra proferida no Seminário Internacional Teatro, Mito, Antropofagia. Fortaleza, 18 de maio de 2012.

RANGEL, Sonia. Processos de criação: atividades de fronteira. In Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas: “O trabalhos e os dias” das artes cênicas: ensinar, fazer e pesquisar dança e teatro e suas relações, 2006, Rio de Janeiro. Memória ABRACE X, Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, p. 311-312.

RODRIGUES, Nelson. Nelson Rodrigues – Teatro completo: volume único. Organização e prefácio de Sábato Magaldi. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993.

SARRAZAC, Jean-Pièrre. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: Cosac &Naify, 2012.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.