Resumo
Musicalidade cênica, ou cenicidade musical, como aqui apresentada, se referencia nas relações entre parâmetros acústicos e os demais componentes sintáticos da linguagem da encenação, a partir dos fundamentos da Rítmica, das proposições da vanguarda artística e dos primeiros encenadores do século XX. A proposição converge para a percepção da vocalidade no eixo da articulação de que música é movimento e movimento é música.
Referências
BABLET, Denis; BABLET, Marie-Louise. Adolphe Appia 1862-1928 – Darsteller, Raum, Licht. Eine Ausstellung der Schweizer Kulturstiftung Pro Helventia. Zurique: Atlantis Musikbuch-Verlag, 1982.
BARBA, E.; SAVANESE, N. A arte secreta do ator. São Paulo: Editora da Unicamp, 1995.
CHAVES, Yedda Carvalho. A biomecânica como princípio constitutivo da arte do ator. São Paulo, 2001. Tese (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.
DALCROZE, Émile Jaques. Rhythmus, Musik und Erziehung. Basel: [s.n.], 1921.
EVERDELL, William R. Os primeiros modernos. Rio de Janeiro e São Paulo: Editores Record, 2000.
FEUDEL, Elfridie. Durchbruch zum Rhythmischen in der Erziehung. Stuttgart: Ernst Klett Verlag, 1965.
GREINER, Cristine; KATZ, Helena. Corpo e processos de comunicação. Revista Fronteiras: Estudos Midiáticos. Vol. III. n. 2, dez. 2001.
HOELLERING, A. Zur Theorie und Praxis der rhythmischen Erziehung. Berlin: Verlagsbuchhandlung Carl Marhold, 1968.
MAHLERT, Ulrich. Identität und Offenheit: Überlegung zur Klärung des Faches Rhythmik. Üben und Musizieren. Mainz: Schott Musik International. Feb./März 2000.
MEYERHOLD, V. Sobre o teatro. Primeira parte: História e técnica do teatro, 1907.
MEYERHOLD, V. A encenação de Tristão e Isolda no Teatro Marinski. 30 out. 1909.
MEYERHOLD, V. Sobre O Inspetor Geral. Ed. Soviética. 20 out. 1925.
NIETZSCHE, Friedrich. A origem da tragédia. 2. ed. Lisboa: Guimarães Editores, 1972.
RING, Reinhard. Rhythmus und Rhythmik bei Emile Jaques-Dalcroze. Üben und Musizieren. Mainz: Schott Verlag. Feb./März, 2000.
ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editores, 1998.
SANTOS, Maria Taís Lima. O encenador como pedagogo. São Paulo, 2002. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – ECA, USP.
TORRANO, Jaa. Hesíodo: A Origem dos Deuses. Estudo e tradução. São Paulo: Massao Ohno-Roswitha Kempf/Editores, 1981.
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.