Resumo
O presente artigopropõe uma reflexão acerca da dança e da diferença e mais especificamente da criação coreográfica sem o uso da visão. Pretende-se com este trabalho não somente abrir espaços para formas de representações artísticas acessíveis mas também, e sobre tudo, investigar novas estéticas oriundas da diferença nas quais uma suposta “deficiência” não é um limite em si, mas uma abertura a novas experiências, percepções e maneiras de lidar e estar com/no mundo.Referências
ALMEIDA, Renata Mara Fonseca de. Não ver e ser visto em dança: análise comparativa entre o Potlach Grupo de Dança e a Associação/Cia. de Ballet de Cegos. Dissertação (Mestrado em Arte da Educação e da Cultura) - Universidade Estadual de Minas Gerais, Escola Guignard, Belo Horizonte, 2012.
ARAUJO, Anna Rita Ferreira de. Sobre o Olhar: A percepção fenomenológica em Merleau-Ponty. 2014. Disponível em: http://www.eca.usp.br/nucleos/filocom/ensaio4.htm. Acesso em: 13 mai. 2014.
BAVCAR, Evgen. A Luz e o cego. Dobras visuais, 2010. Disponível em: https://dobrasvisuais.les.wordpress.com/2010/08/a-luz-e-o-cego.pdf
BERGSON, Henri. O pensamento e o movente: ensaios e conferências. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
CAPUCHO, Oscar. Olhos meus. Entrevista realizada pela autora. Belo Horizonte, 04/04/2018.
CARVALHO, Samuel. Olhos meus. Entrevista realizada pela autora. Belo Horizonte, 04/04/2018.
DERRIDA, J. Pensar em não ver – escritos sobre as artes do visível (1979-2004). Florianópolis: UFSC, 2012.
FIGUEIREDO, Nádia. Mensagem espontânea enviada após espetáculo Olhos Meus. Belo Horizonte, 2017.
GODARD, Hubert. Gesto e percepção, texto publicado como posfácio do livro “La danse ou XXeme siêcle”, de Marcelle Michel e Isabelle Ginot. Tradução: Silvia Sorer. Paris: Bordas, 1995.
GOMES, Emília. Olhos meus. Entrevista realizada pela autora. Belo Horizonte, 04/04/2018.
HELENA, Heloisa. Olhos meus. Entrevista realizada pela autora. Belo Horizonte, 04/04/2018.
KASTRUP, Virgínia. A invenção na ponta dos dedos: a reversão da atenção em pessoas com deficiência visual. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 69-90, jun. 2007.
KILCOYNE, Anne; PAXTON, Steve. Un sens commum, in Contact Improvisation. Nouvelles de danse, Bruxelles, n. 38-39. Março, 1999.
KLEIN, Jean-Pierre. L'art-thérapie, Paris: Presses Universitaires de France, 2003.
LAPPONI, Estela. Manifesto Anti-Inclusão parte_1., 2018. Disponível em: http://zuleikabrit.blogspot.com/2015/06/manifesto-anti-inclusao.html. Acesso em: 04 ago. 2018.
LEITE, Ana. Olhos meus. Entrevista realizada pela autora. Belo Horizonte, 04/04/2018.
LOUPPE, Laurence. Poétique de la danse contemporaine. Bruxelles: Contredanse, 2004.
MAGALHÃES, Luana. Olhos meus. Entrevista realizada pela autora. Belo Horizonte, 04/04/2018.
MAUSS, Marcel. Sociologie et Anthropologie. Paris: Presses Universitaires de France, 1950.
MOISÉS, Denner. Olhos meus. Entrevista realizada pela autora. Belo Horizonte, 04/04/2018.
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Audiodescrição: recurso de acessibilidade para a inclusão cultural. 2007. Disponível em http://www.vezdavoz.com.br/2vrs/noticiasview.php?id=36. Acesso em: 03 jun. 2018.
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. A audiodescrição na escola: abrindo caminhos para leitura do mundo. s/d. Disponível em: http://www.vercompalavras.com.br/pdf/artigo-audiodescricao-recurso-de-acessibilidade.pdf. Acesso em: 08 ago. 2017.
MOTTA, Lívia Maria Villela de Mello. Atendimento a pessoas com deficiência visual em teatros. São Paulo, 2012. Disponível em: https://www.vercompalavras.com.br/pdf/atendimento-a-pessoas-com-deficiencia-em-teatros.pdf. Acesso em: 08 ago. 2017.
NELSON, Lisa. La sensation est l’image, in Contact Improvisation. Nouvelles de danse, Bruxelles, n. 38-39. Março,1999.
NICOLIELLO, Ana Rita. Olhos meus. Entrevista realizada pela autora. Belo Horizonte, 04/04/2018.
OTERO, Mariana; BRÉMOND, Marie. À ciel ouvert, entretiens: Le Courtil, l'invention au quotidien. Paris: Buddy Movies, 2013.
PIRES, Raquel. Mensagem espontânea enviada após espetáculo Olhos Meus. Belo Horizonte, 2017.
PLAISANCE, Eric. Ética e Inclusão. Tradução: Fernanda Murad Machado. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742010000100002&lng=en&nrm=iso&tlng=pt >. Acesso em: 28 jul. 2018.
PONTY-MERLEAU. Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
RODRIGUES, Glaucinei. Mensagem espontânea enviada após espetáculo Olhos Meus. Belo Horizonte, 2017.
TONNEZZI, José. A cena contaminada. [S.l.]: Editora Perspectiva. 2011.
VINCENT-BUFFAULT, Anne. Histoire sensible du toucher. Paris: L'Harmattan, 2017. http://www.portalinclusivo.ce.gov.br/phocadownload/legislacaodeficiente/portaria%20188.pdf. Acesso em: 28/07/2018. https://www.facebook.com/teatrocego. Acesso em : 28/07/2018.
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.