Resumo
Este texto apresenta uma proposta metodológica para o trabalho com figurinos. Considera o figurino como um objeto mobilizador do processo criativo no teatro. A relação entre o corpo e o material são abordados em seis etapas: figuras e fantasmas, movimento com papel craft, invólucro de papel craft; criação de silhuetas com volumes; caracterização de figuras e caracterização de uma personagem de um texto dramático.
Referências
A MODA... Anquinha A. Disponível em: https://amodaresumida.wordpress.com/tag/bustle/. Acesso em: 13 dez. 2018.
ASLAN, Odete. Le Masque, du rite au théâtre. Paris: CNRS Éditions, 1999.
CORTINHAS, Rosângela. Figurino: objeto sensível na produção da personagem. 2010. 81 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS.
DELLA COSTA, Rossana. O teatro de formas animadas na formação de professores: uma proposta pedagógica a partir da Übermarionnette. 2018, 336 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. N.1. São Paulo: Edições, 2013.
ROSSINI, Elcio. Tarefas: uma estratégia para criação de performances. 201f. Tese (Doutorado pelo Programa de Pós Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.