Resumo
O presente artigo destaca pontos de comunhão entre o pensamento da artista brasileira Lygia Clark e a poética das máscaras teatrais. A partir da eclosão de afetos e da potência vibrátil desse objeto, uma casa-corpo-esfera-penetrável, articulam-se imagens que operam no inconsciente e fazem nascer personagens, personas e figuras contribuindo para o enriquecimento da construção cênica.
Referências
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade. São Paulo: Martins fontes, 2001.
BACHELHARD, Gaston. O direito de sonhar. São Paulo: Difel, 1986.
CARNEIRO, Beatriz Scigliano. Lygia Clark e Nietzsche-Zaratustra: trajetórias. Revista semestral autogestionária do Nu-Sol (Núcleo de Sociabilidade Libertária do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC-SP, São Paulo, número 34, outubro 2018. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/verve/article/view/5030. Acesso em: 22 nov. 2018.
CLARK, LYGIA. Textos de Lygia Clark, Ferreira Gullar e Mario Pedrosa. Rio de Janeiro, FUNARTE, 1980.
FÉRAL, Josette. Encontros com Ariane Mnouchkine: erguendo um monumento ao efêmero. São Paulo: Edições SESC SP, 2010.
FLORES, Mauricio. Entrevista concedida a Elisa Rossin. São Paulo, 2017.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 edições, 2013.
FREIRE, Cristina Freire (Org.). Arte contemporânea: preservar o quê? São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, 2015.
NAKAO, Jum. Workshop metodologia Jum Nakao modelar - módulo 1. São Paulo. Junho 2017.
OTTO, Walter E. Teofania. O espírito da religião dos gregos antigos. Tradução Ordep Trindade Serra. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
SILVA, Fernanda Abranches Araújo. A convocação do corpo na reelaboração de subjetividades: Lygia Clark e os novos sentidos para a vida cotidiana. 2008. 110f. Dissertação (Mestrado em História) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.