Violência e escravidão do olhar em “Os Dois ou o Inglês Maquinista”, de Martins Pen

  • Ivan Delmanto Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Dramaturgia, Teatro brasileiro, Teoria crítica.

Resumo

O artigo analisa uma peça de Martins Pena, Os dois ou o inglês maquinista, e procura revelar, nas modificações realizadas a partir do modelo original do drama burguês europeu, contradições do sistema escravista brasileiro.

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Biografia do Autor

Ivan Delmanto, Universidade de São Paulo

Encenador, dramaturgo e professor. Atualmente, realiza pesquisa de pós-doutorado, no Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP, sobre a formação do teatro brasileiro.

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Publicado
2019-05-27
Como Citar
Delmanto, I. (2019). Violência e escravidão do olhar em “Os Dois ou o Inglês Maquinista”, de Martins Pen. Pitágoras 500, 9(1), 111-122. https://doi.org/10.20396/pita.v9i1.8655508
Seção
Seção Aberta