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O treinamento do ator no laboratório de criação e investigação da cena contemporânea
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Palavras-chave

Teatro laboratório
Treinamento do ator
Respiração.

Como Citar

RIBEIRO, Martha de Mello. O treinamento do ator no laboratório de criação e investigação da cena contemporânea: a respiração como escultora de afetos. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 132–144, 2019. DOI: 10.20396/pita.v9i1.8655510. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8655510. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Investiga-se uma metodologia para o aprendizado da arte do ator, mais afim a um dispositivo de treinamento pela via da respiração, desvinculada de uma formalidade acadêmica tradicional. Entende-se a respiração como escultora de afetos, geradora de intensidades de presença. O treinamento do ator por esta via é o « filo rosso »  que liga a criação estética do espetáculo aos processos criativos e pedagógicos do ator.

https://doi.org/10.20396/pita.v9i1.8655510
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Referências

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