Resumo
Este artigo tem, por objetivo, apresentar a Série Editorial Aquilombô, uma atividade do Fórum Permanente das Artes Negras – Aquilombô. Trata-se de um trabalho de caráter panorâmico, em que são abordados os seguintes pontos: o conceito de quilombo e sua aplicabilidade como epistemologia política para a empregabilidade de artistas negros; os processos que levaram a criação do Fórum, bem como sua função social e política; e a postura ética e estética que move as publicações da Série Aquilombô, com uma descrição de seus livros.
Referências
BORGES, Rosane da Silva. Mídia, racismos e representações do outro. In: BORGES, Rosane; BORGES, Roberto Carlos da Silva (Org.). Mídia e racismo. Brasília: ABPN, 2012. p. 180-204. Negras e Negros: Pesquisa e Debates.
BORGES, Rosane. A barbarização e a selvageria tiveram na desinformação um dos seus principais aparatos. Carta Capital. São Paulo, 28 dez. 2018. Sociedade, [s.p.]. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/sociedade/os-livros-ainda-podem-nos-salvar/?fbclid=IwAR1jMl0f4oiVWJOHV5CZOmddaeDId2TI6ziF55EmwnYgfNsqV6Uljs3LOLk. Acesso em: 04 abr. 2020.
DALCASTAGNÈ, Regina. Que é e sobre o que escreve o autor brasileiro. Entrevista a Amanda Massuela. Cult, São Paulo, ano 20, n. 231, fev. 2018. p. 14-19.
FARIA, Marcos Fábio de. O teatro que importa. In: SILVA, Cidinha. O teatro negro de Cidinha da Silva. Belo Horizonte: Pi Laboratório Editorial, 2019. p. 5-8. Série Aquilombô.
FEENBERG. Andrew. Transforming technology: a Critical Theory Revisited. New York: Oxford University Press, 2002.
JERÔNIMO, Rodrigo; FARIA, Marcos Fábio de. Negras insularidades: Mostra Aquilombô – arquipélago de criações. Entrevista a Guilherme Diniz. Horizonte da Cena. Belo Horizonte, 11 jul. 2019. Entrevistas, [s.p.]. Disponível em: https://www.horizontedacena.com/negras-insularidades-mostra-aquilombo-arquipelago-de-criacoes/. Acesso em: 08 abr. 2020.
MOURA, Clóvis. A quilombagem como expressão de protesto radical. In: MOURA, Clóvis. (Org.). Os Quilombos na dinâmica social do Brasil. Maceió: EDUFAL, 2001. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/moura/2001/mes/quilombagem.htm. Acesso em: 08 abr. 2020.
NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. Afrodiáspora, Rio de Janeiro, ano 3, n. 6 e 7, 1985. p. 41-49.
OLIVEIRA, Cinthya. Artistas criticam falta de representatividade negra no FIT. Hoje em dia. Belo Horizonte, 04 mai. 2016. Almanaque, [s.p.]. Disponível em: https://www.hojeemdia.com.br/almanaque/artistas-criticam-falta-de-representatividade-negra-no-fit-1.381740. Acesso em: 12 abr. 2020.
OLIVEIRA, Luiz Henrique Silva de. Os quilombos editoriais como iniciativas independentes. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 28, n. 4, p. 155-170, out./dez. 2018.
PRADO, Miguel Arcanjo. Após pressão, FIT-BH fica mais negro, feminista e LGBTQ+ e conquista 25 mil. Blog do Arcanjo. São Paulo, 23 set. 2018. Geral, [s.p.]. Disponível em: https://www.blogdoarcanjo.com/2018/09/23/apos-pressao-fit-bh-fica-mais-negro-feminista-e-lgbtq-e-conquista-25-mil/. Acesso em: 10 abr. 2020.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
SILVA, Cidinha da. O teatro negro de Cidinha da Silva. Belo Horizonte: Pi Laboratório Editorial, 2019. Série Aquilombô.
SOBRAL, Cristiane. Uma boneca no lixo. Belo Horizonte: Pi Laboratório Editorial, 2018. Série Aquilombô.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Marcos Fábio Cardoso de Faria