Banner Portal
Diálogo intercultural
Errata
PDF

Palavras-chave

Interculturalidade
Peter Brook
Teatro comunitário

Como Citar

ROCHA, Daniel; BEZELGA, Isabel. Diálogo intercultural: o sistema de Peter Brook aplicado no teatro popular religioso. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 11, n. 1, p. 35–47, 2021. DOI: 10.20396/pita.v11i1.8663651. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8663651. Acesso em: 18 jul. 2024.

Resumo

Este artigo faz uma proposta de aplicação do “sistema” de Peter Brook no trabalho com comunidades, tendo como base um processo de trabalho comunitário que reformule e recupere de forma digna e meritória uma tradição de teatro religioso. O mesmo processo poderá ser executado noutros contextos e comunidades.

https://doi.org/10.20396/pita.v11i1.8663651
Errata
PDF

Referências

AMARELO, José Miguel. O Teatro Popular – Região da Guarda – Pousade (2 vols.). Guarda: Marques e Pereira, 1993 e 1995. 263p. e 323p.

BEZELGA, Isabel. Performance tradicional e teatro e comunidade: interacções, contributos e desafios contemporâneos. O caso das brincas de Évora. 2012. 613p. Tese (Doutoramento em Estudos Teatrais) - Universidade de Évora, Escola de Artes, Departamento de Artes Cénicas, Évora.

BROOK, Peter. O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro, 2011. 224p.

CRUZ, Jan Cohen. Entre o ritual e a arte. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas /Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro, Vol. 1, n.10, p. 95-125, Dezembro. 2008.

ELIAS, Larissa. Os esvaziamentos do ator e da cena no teatro de Peter Brook. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas /Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro, Vol. 1, n. 7, p. 7-15, Dezembro. 2005

ELIAS, Larissa. Sobre as formações conceituais do espaço vazio de Peter Brook. Moringa – artes do espetáculo, Vol. 3, n. 1, p. 41-56, Janeiro-Junho. 2012.

MATOS, Glória de; VASQUES, Eugénia. O Teatro e a Igreja no Século XX (em Portugal). Porto: Comissão Executiva do Grande Jubileu 2000, Diocese do Porto, Universidade Católica Portuguesa, 2000. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/3241. Acesso em: 21 dez. 2020.

NOGUEIRA, Márcia. A opção pelo teatro em comunidades: alternativas de pesquisa. Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas /Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro, Vol. 1, n.10, p. 127-136, Dezembro. 2008.

PAVIS, Patrice. Dictionnaire du théâtre. (4e édition). Malakoff: Armand Colin, 2019. 699p.

PEREIRA, Edilson. O teatro da religião: a Semana Santa em Ouro Preto vista através de seus personagens. 2014. 326p. Tese (Doutorado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Museu Nacional/Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Rio de Janeiro.

PEREIRA, Edilson. The bodies of Christ: performances and agencies of Passion in Ouro Preto. In: Vibrant – Virtual Brazilian Anthropology, v. 14, n.1, January to April. 2017.

TEIXEIRA, Filipa. O teatro como meio de animação sociocultural, desenvolvimento e educação comunitária: o exemplo do teatro de Pousade. In: CASTRO E SOUSA, F.; PEREIRA, J.; LOPES, M. (Coord.). Animação sociocultural, território rural, património, turismo, envelhecimento e desenvolvimento comunitário: estratégias, recursos e métodos de combate ao despovoamento. Chaves: Intervenção, 2019. p. 43-50.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Daniel Rocha, Isabel Bezelga

Downloads

Não há dados estatísticos.