Banner Portal
Não ande por aí nua em pelo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Tradução.

How to Cite

FEYDEAU, Georges; BARBOSA, Marcos. Não ande por aí nua em pelo. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 3, n. 2, p. 145–195, 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634729. Acesso em: 4 jul. 2024.

Abstract

Em As rãs, de Aristófanes, somos levados pelo comediógrafo grego às portas do Hades na companhia do deus Diôniso (disfarçado de Hércules) e de seu servo, Xântias. Mal roga para que se abra o portão do Ínfero, Diôniso é recebido aos socavões e impropérios por Áiaco, juiz dos mortos, que toma o deus pelo celerado Hércules, assassino do cão guardião Cérbero. Literalmente borrado de medo, Diôniso atocha a malfadada fantasia de Hércules em Xântias, mas quem atravessa agora o portão é uma das criadas de Perséfone, que tem a missão de receber Hércules com comida, com bebida e com a dança de jovens dançarinas depiladas. Irado com a reviravolta, Diôniso recupera a fantasia de Hércules às pressas mas, mal a veste, vê-se confrontado por taberneiras, que cruzam o portão para cobrar de Hércules, aos berros e ameaças, contas que não foram pagas.
PDF (Português (Brasil))

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.