Banner Portal
Intervenção como interrupção: práticas políticas na cena paulistana contemporânea
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Intervenção artística. Interrupção estética. Teatro político.

How to Cite

MOREIRA, Carina Maria Guimarães; NOSELLA, Berilo Luigi Deiró. Intervenção como interrupção: práticas políticas na cena paulistana contemporânea. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 15–24, 2016. DOI: 10.20396/pita.v6i1.8647178. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8647178. Acesso em: 16 aug. 2024.

Abstract

O presente artigo apresenta-se como um início de reflexão sobre a intervenção estética/teatral no espaço público, como uma forma política de atuação social do fazer teatral na cena teatral paulistana nas décadas de 1990 e 2000. A questão que salta aos olhos, em sua formulação mais simples, mas não menos importante, é se o ato de realizar uma encenação teatral num espaço não destinado institucionalmente para tal, na organização urbana, significaria, por si só, um ato de subversão de uma dada ordem social, de tal forma que esse ato de encenar se apresente como um ato político.

https://doi.org/10.20396/pita.v6i1.8647178
PDF (Português (Brasil))

References

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco; Poética. São Paulo, Nova Cultura, 1987. (Coleção os Pensadores Aristóteles volume II)

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. 3 a ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. (Obras Escolhidas, v.1).

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

FERNANDES, Sílvia; AUDIO, Roberto. (Org.). BR-3 - Teatro da Vertigem. 1 ed. São Paulo: Editora Perspectiva e Editora da Universidade de São Paulo (EDUSP), 2006.

HOYOS, Carmen Guerra. Contra-espaço ou contra-o-espaço. Material apresentado na disciplina Cidades (s): Processos Sócio-Espaciais e Transformações Urbanas. Ministrada no curso de pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos – USP, ministrada pelos professores Cibele Saliba Rizek, Manoel Rodrigues Alves, Carlos Tápia Martin, Carmen Guerra de Hoyos, Mariano Pérez Humanez. 2010.

KOUDELA, Ingrid Dormien. “Sobre a Poética do Fragmento em Muller”. In Urdimento – Revista de Estudos Pós-Graduados em Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Teatro. – Vol1, n.08– Florianópolis: UDESC/CEART, Dez 2006. Disponível em: http://argeu.ceart.udesc.br/ppgt/urdimento/2006/urdimento_8.pdf#page=29. Acesso em: 18 jun. 2010.

LEHMANN, Hans-Thies. Escritura Política no Texto Teatral. Ensaios sobre Sófocles, Shakespeare, Kleist, Büchner, Jahnn, Bataille, Brecht, Benjamin, Müller, Schleef. São Paulo: Perspectiva, 2009.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Download data is not yet available.