Banner Portal
Improvisação, uma necessidade
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Improvisação. Alteridade. Atuação.

Cómo citar

LAZZARATTO, Marcelo. Improvisação, uma necessidade. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 2, n. 1, p. 33–41, 2012. DOI: 10.20396/pita.v2i1.8634776. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8634776. Acesso em: 16 jul. 2024.

Resumen

Este artigo pretende, além de afirmar a importância da improvisação no processo criativo do ator, dizer que é através dela que ele encontra manancial pra fazer de sua ação uma arte. Discute o problema de uma metodologia para a improvisação e aposta em sua efemeridade e variedade de possibilidades como elementos essenciais para que o ator abra os canais da percepção desfazendo a dicotomia entre razão e sensibilidade.

https://doi.org/10.20396/pita.v2i1.8634776
PDF (Português (Brasil))

Citas

BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter Educador: o humano como objetivo da educação musical. São Paulo, Peirópolis, 2001.

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1999.

CHECHOV, Michael. Para o ator. São Paulo, Martins Fontes, 1986.

HESSEN, Johannes. Teoria do conhecimento. São Paulo, Martins Fontes, 2000.

RYNGAERT, Jean-Pierre. Jogar, representar. São Paulo, Cosac e Naify, 2009.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. Rio de Janeiro, Campus, 1999.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.