Banner Portal
O papel do espectador na dramaturgia das práticas contemporâneas
PDF

Palavras-chave

Dramaturgia. Dança contemporânea. Espectador.

Como Citar

MACEDO, Vanessa Freitas de Paiva; PEREIRA, Sayonara Sousa. O papel do espectador na dramaturgia das práticas contemporâneas. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 5, n. 1, p. 151–165, 2015. DOI: 10.20396/pita.v5i1.8641811. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8641811. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute conceitos de dramaturgia e o papel do espectador na construção de sentidos de uma obra. Como procedimento de pesquisa foram realizadas entrevistas com artistas e pesquisadores paulistanos, atuantes nas práticas contemporâneas de dança. Além disso, dialoga com autores como Ana Pais, Nicolas Bourriaud e Flávio Desgranges.

https://doi.org/10.20396/pita.v5i1.8641811
PDF

Referências

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins, 2009.

DESGRANGES, Flávio. A inversão da Olhadela: alterações no ato do espectador teatral. São Paulo: Hucitec, 2012.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Trad. Eliane Lisboa. 4.ed. Porto Alegre: Sulina, 2011.

OSTROWER, Fayga. Acasos e Criação Artística. Rio de Janeiro: Campus, 1990.

PAIS, Ana, O discurso da cumplicidade: dramaturgias contemporâneas. Lisboa: Edições Colibri, 2004.

SALLES, Cecília Almeida. Redes da Criação: construção da obra de arte. São Paulo: Horizonte, 2006.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.