Resumen
Esse texto nasce mais de um sentimento, que veio durante e após o falecimento de João das Neves,
do que de uma análise acadêmica de seus trabalhos. Sentimento esse que aciona uma memória emotiva da
experiência de ter trabalhado com ele e de ter sido uma das pessoas chamadas para compor o grupo que
permaneceu em sua casa, em Lagoa Santa (MG/BR), durante os dias de sua despedida. Essa memória, levou-me a buscar alguns contextos acreanos de leitura e experiência, alguns dos quais o autor se valeu para a escritura de textos, como Yuraiá - o rio de nosso corpo (1992).
Citas
CHARTIER, Roger. Práticas e representações: leituras camponesas em França no século XVIII. IN: CHARTIER, RogerA história cultural : entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, S.A, 1990, pp. 141-163).
GIORDANO, Davi. Teatro Documentário Brasileiro e Argentino: o biodrama como a busca pela teatralidade do comum. Porto Alegre: arm@zém digital.2014.
DE CERTEAU, Michel de. A operação historiográfica. In: DE CERTEAU, Michel de A escrita da história. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
MARQUES, Maria do Perpétuo Socorro Calixto. Um toque brechtiano na escureza das matas acreanas. In:(org.) Sartingen, Kathrin. Mosaicos de Brecht: Estudo de recepção literária. São Paulo: Arte & Ciência, 1996, pp.77-82.
MARQUES, Maria do Perpétuo Socorro Calixto. Yuraiá: um afluente da dramaturgia de João das Neves. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1997.
MARQUES, Maria do Perpétuo Socorro Calixto. A cidade encena a floresta. Rio Branco: Edufac, 2005.
MARQUES, Maria do Perpétuo Socorro Calixto. Na terra dos heróis: novo desmonte na peça teatral Bolpebra, de Océlio de Medeiros. In: Maluf, Sheila & Aquino, Ricardo Bigi (orgs.) Dramaturgia em cena. Maceió: Edufal, 2006.( pp.213-225).
NEVES, João das Neves. Um palco chamado floresta. In: REVISTA Palavra. Ano 01. N. 05. Belo Horizonte, agosto de 1999. Coordenador Geral: Ziraldo.
SCHECHNER, Richard. Restauração do comportamento. In: BARBA, Eugênio & SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: um dicionário de antropologia teatral. Trad. Patricia Furtado de Mendonça. São Paulo: É realizações Editora, Livraria e Distribuidora Ltda, 2012.
THOMASSEAU, Jean.-Marie. O Melodrama clássico ( 1800-1823). In: THOMASSEAU, Jean.-Marie. O Melodrama. Trad. Claudia Braga e Jacqueline Penjon. São Paulo: Perspectiva, 2005, pp. 27-62.
NEVES, João. Aos que me amam. ( poema escrito em 2014, ano em que fez 80 anos).
A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.