Banner Portal
O Shozoku e a corporeidade do ator Kyogen
PDF

Palavras-chave

Corpo
Kyogen
Shozoku.

Como Citar

YAGYU, Alice Kiyomi. O Shozoku e a corporeidade do ator Kyogen. Pitágoras 500, Campinas, SP, v. 9, n. 1, p. 4–12, 2019. DOI: 10.20396/pita.v9i1.8655496. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8655496. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo vem expor a particularidade do Shozoku, designação para os figurinos de Kyogen - comédia clássica japonesa - que, ao manter as características de vestimentas da era Muromachi (séculos XIV a XVI) na cena, traz desafios ao corpo do ator ocidental no presente.

https://doi.org/10.20396/pita.v9i1.8655496
PDF

Referências

BARBA, Eugenio. The ripe action. Mime Journal, Academic Research Library, Claremont, Califórnia, 2002-2003.

FURUKAWA, Hisasi; KOBAYASHI, Seki. Kyogen Jiten (Enciclopédia de Kyogen). Tóquio: Tokyodô Shuppan, 1985.

GIROUX, Sakae Murakami Giroux. Kyogen: o teatro cômico do Japão. São Paulo: Massao Ohno Editor e Aliança Cultural Brasil-Japão, 1989.

GROTOWSKI, Jerzy. Around theatre: the orient - the occident. Asian Theatre Journal, Honolulu University of Hawaii Press, Cidade, Estado, v. 6, n. 1, p. 1-11. 1989.

HOSHO, Kuro. Hosho-ryu shimai shû (Coletânea de bailados do estilo Hosho, de teatro Nô). Tóquio: Wanya Shoten, 1983.

KANZE, Hisao. Banze Hisao Chosakushu (Escritos de Hisao Kanze). Tóquio: Heibonsha, 1980.

KOBAYASHI, Seki. Kyogen wo Tanoshimu. Tóquio: Heibonsha, 1976.

MORI, Mitsuya. The structure of theater: a japanese view of theatricality. Substance 98/99, University of Wisconsin Press, Madison, Wisconsin, v. 31., n. 2-3, p.73-93, jun., 2002.

NOMURA, Mansaku. Tarokaja wo Ikiru (Viver Tarokaja). Tokyo: Hakusuisha, 1984.

A revista Pitágoras 500 utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.