Aspectos da vida pública

  • Pedro Paulo Abreu Funari Universidade Estadual de Campinas
Palavras-chave: Editorial - Arqueologia pública

Resumo

Este volume da Revista de Arqueologia Pública apresenta diversas contribuições no âmbito da vida em sociedade. A Arqueologia Pública amadureceu como parte das transformações da disciplina, desde a década de 1980, em particular, no sentido de aproximar-se das questões sociais e políticas. A criação do Congresso Mundial de Arqueologia, em 1986, foi decisiva não apenas ao romper com o caráter apolítico da ciência, como ao incluir na gestão do órgão – o World Archaeological Congress – os indígenas, as pessoas comuns e os acadêmicos de outras searas. Em pouco tempo, surgiram reflexões que sobre o caráter público da disciplina, em seus múltiplos aspectos, como consubstanciado na criação da revista Public Archaeology, em 2001, quadrimestral que logo se tornou a grande referência na área. Em menos de quinze anos, a publicação da The Oxford Handbook of Public Archaeology representou a consagração, em termos mundiais, da abordagem social e pública da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Abreu Funari, Universidade Estadual de Campinas
Bacharel em História (1981), mestre em Antropologia Social (1986) e doutor em Arqueologia (1990), sempre pela Universidade de S. Paulo, livre-docente em História (1996) e Professor Titular (2004) da Unicamp, coordenador do NEPAM (05/2014). Professor de programas de pós da UNICAMP e USP, Distinguished Lecturer University of Stanford, Research Associate - Illinois State University, Universidad de Barcelona, Université Laval (Canadá), líder de grupo de pesquisa do CNPq, assessor científico da FAPESP, orientador em Stanford e Binghamton, foi colaborador da UFPR, UFPel, docente da UNESP (1986-1992) e professor de pós-graduação das Universidades do Algarve (Portugal), Nacional de Catamarca, del Centro de la Provincia de Buenos Aires e UFRJ.
Publicado
2015-06-02
Como Citar
Funari, P. P. A. (2015). Aspectos da vida pública. Revista Arqueologia Pública, 8(1[9]), 1-2. https://doi.org/10.20396/rap.v8i1.8635661
Seção
Editorial

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)

1 2 > >>