Edições anteriores

  • Arqueologia, Patrimônio e Gênero: provocações feministas
    v. 16 n. 1 (2021)


    Este número reúne reflexões que demonstram o papel da crítica feminista e dos debates em torno das identidades de gênero no campo da Arqueologia, do patrimônio cultural e da memória.

  • Arqueologia marítima e subáquatica
    v. 15 n. 2 (2020)

    No conto “Los restos del naufragio”, o escritor francês Guy de Maupassant narra uma memória sentimental a partir de uma visita aos escombros de um barco. Durante essa visita, os personagens tornam-se os próprios náufragos e se deparam com a angústia e o medo diante da elevação do mar. Esses sentimentos têm permeado nossas dúvidas em relação ao futuro dos oceanos e suas relações devido às mudanças climáticas. Em vista das inquietações e visando fazer emergir as ciências do mar, esse número traz constribuições que revelam segredos, aventuras e maravilhas das profundezas e superfícies das pesquisas marítimas.

  • Arquelogia
    v. 14 n. 1 (2020)

    Este número apresenta variada discussão sobre a Arquelogia Pública.

  • [23]Dossiê: Formação e atuação inter e multidisciplinar na gestão, valorização e proteção do patrimônio arqueológico
    v. 13 n. 2 (2019)

    A inter e a multidisciplinaridade estão presentes na maioria das pesquisas desenvolvidas sobre o patrimônio arqueológico. Observa-se em cada projeto uma integração com outras áreas disciplinares, tanto do ponto de vista metodológico como do ponto de vista conceitual. Em particular no campo da gestão, valorização e proteção desses bens, a relação com outras áreas de conhecimento tem colaborado substancialmente na construção de novas percepções e abordagens.  A proposta do presente dossiê objetiva reunir reflexões sobre as especificidades e os desafios concernentes à formação e à atuação dos agentes do patrimônio dedicados ao complexo, inter e multidisciplinar processo de proteção de sítios e bens arqueológicos, que compreende toda uma sorte de ações racionalmente concatenadas com vistas à preservação e à socialização dessas referências culturais.

  • Temática: Arqueologia Queer
    v. 13 n. 1[22] (2019)

  • Dossiê "Debates em torno das políticas de salvaguarda e acesso de acervos arqueológicos no Brasil"
    v. 11 n. 2[19] (2017)

    Sabemos que os status dos acervos arqueológicos em diferentes instituições de todo país são bastantes díspares, estando alguns nas condições ideais recomendadas, por exemplo, pelas normativas da portaria IPHAN 196/2016, e, na ponta oposta, há outros que estão em situação periclitante. Por esse delicado contexto, torna-se urgente a materialização do debate – já em curso – sobre as recomendações, experimentações e resultados das práticas de salvaguarda nas instituições de pesquisas e acervos arqueológicos no Brasil. Dessa forma, esse dossiê tem como objetivo construir um referencial dos caminhos que já percorremos e, ao mesmo tempo, permitir a constituição de uma plataforma de consulta para a constituição de novos debates. Como em números anteriores, acreditamos que as discussões realizadas em diferentes esferas – acadêmicas e não acadêmicas – são fundamentais para a constituição de práticas arqueológicas democráticas.
  • Arqueologia e Patrimônio Cultural - parte 2
    v. 10 n. 3[17] (2016)

    Essa edição da Revista de Arqueologia Pública continua com uma discussão sobre os desafios do Patrimônio Cultural na atualidade.
  • Dossiê Arqueologia e Patrimônio Cultural
    v. 10 n. 2[16] (2016)

    Os artigos reunidos nesta edição da Revista de Arqueologia Pública tratam da questão do patrimônio cultural e os principais pontos enfrentados por arqueólogos sobre o tema da gestão patrimonial. Discorrem sobre uma ampla variedade de situações enfrentadas antes, durante e após o processo de investigação.

  • Fundamentos da Prática Arqueológica: Ensaios
    v. 10 n. 1[15] (2016)

    O dossiê "Fundamentos da prática Arqueológica: Ensaios"organizado pela prof. Dr. Carolina Kesser Barcellos Dias e pelo prof. Dr. Vagner Carvalheiro Porto reúne uma série de artigos escritos por alunos do curso de especialização Lato Sensu “Arqueologia, História e Sociedade” da Universidade de Santo Amaro (UNISA).

    Os textos que compõem essa edição discutem questões ligadas à prática arqueológica em diferentes situações.

  • Atas da Segunda Semana de Arqueologia - Parte 2
    v. 9 n. 4[14] (2015)

    Atas da Segunda Semana de Arqueologia - Parte 2
  • Atas da Segunda Semana de Arqueologia - Parte 1
    v. 9 n. 3[13] (2015)

    Atas da Segunda Semana de Arqueologia - Parte 1
  • Dossiê: Teoria e Métodos da Arqueologia - Parte 2
    v. 9 n. 2[12] (2015)

    Neste dossiê damos prosseguimento a temas sobre as teorias e métodos envolvendo a arqueologia e seus diversos campos interdisciplinares.
  • Dossiê: Teoria e Métodos da Arqueologia - Parte 1
    v. 9 n. 1[11] (2015)

    Neste dossiê trataremos sobre as teorias e métodos envolvendo a arqueologia e seus diversos campos interdisciplinares.
1-25 de 26