v. 11 n. 2[19] (2017): Dossiê "Debates em torno das políticas de salvaguarda e acesso de acervos arqueológicos no Brasil"
![Visualizar v. 11 n. 2[19] (2017): Dossiê "Debates em torno das políticas de salvaguarda e acesso de acervos arqueológicos no Brasil"](https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/public/journals/13/cover_issue_1476_pt_BR.jpg)
Sabemos que os status dos acervos arqueológicos em diferentes instituições de todo país são bastantes díspares, estando alguns nas condições ideais recomendadas, por exemplo, pelas normativas da portaria IPHAN 196/2016, e, na ponta oposta, há outros que estão em situação periclitante. Por esse delicado contexto, torna-se urgente a materialização do debate – já em curso – sobre as recomendações, experimentações e resultados das práticas de salvaguarda nas instituições de pesquisas e acervos arqueológicos no Brasil. Dessa forma, esse dossiê tem como objetivo construir um referencial dos caminhos que já percorremos e, ao mesmo tempo, permitir a constituição de uma plataforma de consulta para a constituição de novos debates. Como em números anteriores, acreditamos que as discussões realizadas em diferentes esferas – acadêmicas e não acadêmicas – são fundamentais para a constituição de práticas arqueológicas democráticas.
Publicado:
2017-11-30