v. 11 n. 2[19] (2017): Dossiê "Debates em torno das políticas de salvaguarda e acesso de acervos arqueológicos no Brasil"

					Visualizar v. 11 n. 2[19] (2017): Dossiê "Debates em torno das políticas de salvaguarda e acesso de acervos arqueológicos no Brasil"
Sabemos que os status dos acervos arqueológicos em diferentes instituições de todo país são bastantes díspares, estando alguns nas condições ideais recomendadas, por exemplo, pelas normativas da portaria IPHAN 196/2016, e, na ponta oposta, há outros que estão em situação periclitante. Por esse delicado contexto, torna-se urgente a materialização do debate – já em curso – sobre as recomendações, experimentações e resultados das práticas de salvaguarda nas instituições de pesquisas e acervos arqueológicos no Brasil. Dessa forma, esse dossiê tem como objetivo construir um referencial dos caminhos que já percorremos e, ao mesmo tempo, permitir a constituição de uma plataforma de consulta para a constituição de novos debates. Como em números anteriores, acreditamos que as discussões realizadas em diferentes esferas – acadêmicas e não acadêmicas – são fundamentais para a constituição de práticas arqueológicas democráticas.
Publicado: 2017-11-30

Artigos